Cidades

30 de setembro de 2018 15:20

Parque do Horto recebe milhares de visitantes na reabertura

Reabertura só foi possível em razão de uma cooperação técnica entre Prefeitura de Maceió, por meio da Semds, e Superintendência do Ibama

↑ Foto: Reprodução

Na ensolarada manhã desse sábado (29), Maceió recebeu de volta um tradicional espaço de lazer ao ar livre, o Parque do Horto. Localizado dentro do Ibama, o espaço estava fechado há mais de 15 anos, mas ganhou um novo nome e no primeiro dia de visitação atraiu mais de três mil pessoas.

A reabertura só foi possível em razão de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e a Superintendência do Ibama em Alagoas.

“Infelizmente, a cidade ainda é carente de áreas verdes e nós temos, aqui, no coração da cidade, uma área espetacular, em plena Avenida Fernandes Lima, na sede do Ibama, com mais de 55 hectares de Mata Atlântica. Para nós é um grande ganho ver esse espaço reaberto, e já no primeiro dia, ter milhares de pessoas fazendo piquenique e caminhadas. Maceió ganha muito”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Para marcar a data, aproximadamente 100 árvores frutíferas foram plantadas no Pomar da Fauna, uma das atrações do Parque. “Aqui já foi o Horto Florestal e ficou fechado após a criação da reserva ambiental. Hoje ele retoma suas atividades em uma parceria que trouxe um grande trabalho recuperação das trilhas e de espaços de contemplação da natureza. Um trabalho importante na parte alta de Maceió, que ganhou um espaço de lazer para a apreciação da natureza, local onde vamos aproveitar para passar noções de educação ambiental às nossas crianças”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Accioli Torres.

O Parque do Horto tem uma extensão de 55,43 hectares e fica localizado atrás da sede administrativa do Ibama, na Avenida Fernandes Lima, bairro Gruta de Lourdes. O espaço é uma Área de Preservação Permanente (APP) instituída por meio do Decreto Federal 1.709 de 20 de novembro de 1995, sendo a terceira maior reserva da espécie Pau-Brasil, com aproximadamente 7500 exemplares.

“Poder trazer meus filhos ao parque representa a vida, um futuro melhor. Minha mais velha plantou uma árvore nativa, a pitangueira, e meu mais novo, de três anos, também quis participar. Eu já frequento o Parque Municipal de Bebedouro e viemos prestigiar este espaço, que está lindo, por sinal”, comemorou a professora, Audaliane Ferreira de Lima.

Para a abertura do Parque do Horto, foi realizado um mutirão de manutenção nos espaços que serão utilizados pelos visitantes. Ao todo são três trilhas, que somam aproximadamente 1,8 quilômetros e possuem graus de dificuldade entre 01 e 03 em decorrência do percurso.

Além das trilhas, os visitantes têm acesso à fonte de água mineral e áreas de convívio, com espaços para piqueniques, redário e local para a prática de slackline. Na abertura, seis food-trucks variados ofertaram produtos para o público e a programação ainda contou com apresentação musical, trilhas guiadas e oficinas de educação ambiental.

Funcionamento

O Parque do Horto estará aberto ao público em geral aos sábados, das 08h às 17h. Já nas terças e quintas, as visitas serão apenas por meio de agendamentos para escolas como parte de atividades educativas em relação ao meio ambiente. Os contatos para agendar a visita serão divulgados pela Semds na próxima semana.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH