Cidades
Lançado selo comemorativo dos 200 anos de Alagoas
Solenidade foi realizada no Museu Palácio Floriano Peixoto

O Governo do Estado e o Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, lançaram, na manhã desta quarta-feira (20), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), o selo e o carimbo personalizados em homenagem aos 200 anos de Alagoas, celebrado no dia 16 de setembro. As peças filatélicas trazem impresso o quadro (óleo sobre tela) que retrata a emancipação política do Estado, de autoria do arquiteto alagoano Pierre Chalita (1930 / 2010).
“Pierre Chalita é um dos gênios alagoanos. Essa obra específica está estampada no selo porque é a única representação do ato de nossa emancipação. O selo comemorativo é mais uma marca do Bicentenário de Alagoas”, destacou o governador Renan Filho, presente à solenidade.
O quadro de 2 m x 1,5 m encontra-se afixado na parede do tradicional Salão de Despachos do Mupa, em destaque, por trás e acima da cadeira do governador, que encabeça a grande mesa de reuniões. O superintendente do Correios em Alagoas, Edmilson Bezerra, informa que, nesse primeiro lote, o selo será usado em documentos oficiais do Governo do Estado.
“Mas nada impede que os colecionadores procurem os nossos assistentes comerciais para adquirir esses exemplares. Para nós dos Correios é um momento ímpar participar das comemorações pelos 200 anos de Alagoas. É algo muito significativo”, afirmou Bezerra.
Emocionada, a viúva Solange Chalita revelou que o marido era um colecionador de selos e que aprendia muito mais sobre história universal e da arte justamente por meio da filatelia.
“Eu tenho certeza que ele está felicíssimo porque uma das coisas que mais amava era a filatelia. Começou a colecionar selos com seis anos de idade, juntando exemplares que vinham do Líbano, pois o pai era libanês. A imagem sempre foi uma coisa muito importante para ele, então, se deliciava e aprendia história universal e das artes através dos selos”, contou Solange Chalita.
O governador assinou o livro de ouro dos Correios e fez a primeira obliteração do selo (aplicação do carimbo sobre a peça), seguido por Solange Chalita e pela primeira-dama, Renata Calheiros. Prestigiaram a solenidade, os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Régis Cavalcante; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; da Cultura, Melina Freitas; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima; do Gabinete Civil, Fábio Farias; além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; do procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, do defensor público geral, Ricardo Melro, dentre outras autoridades.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem