Cidades
Cerimônia na Praça São Sebastião marca o início da Flipontal
Abertura também contou com um desfile de moda produzido pelas artesãs do Pontal da Barra

Teve início na noite dessa quarta-feira (30) a primeira edição da Festa Literária do Pontal da Barra, a Flipontal. A solenidade de abertura do evento literário foi realizada na Praça São Sebastião com a participação do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira. Até o próximo sábado (02), maceioenses e turistas terão acesso a uma programação gratuita realizada em diversos pontos do bairro.
Para o vice-prefeito, a Flipontal enaltece a cultura do povo alagoano, além de promover a literatura e a arte na cidade. “Estou honrado em participar de um evento que homenageia figuras ilustres da nossa literatura e incentiva toda a comunidade a conhecer e participar das ações culturais. Precisamos prestigiar esses eventos para nos aproximar cada vez mais da nossa cultura”, ressaltou Marcelo Palmeira.
A cerimônia de abertura também contou com um desfile de moda produzido pelas artesãs do Pontal da Barra e com a apresentação do Grupo Fandango do Pontal e da Banda da Polícia Militar de Alagoas.
“É gratificante realizar um trabalho totalmente voltado para a cultura, educação e arte. Ver o projeto tomar forma nos estimula a realizar mais festas literárias em outras regiões da capital, pois literatura e livre leitura cabe bem em qualquer parte da cidade. Começamos pelo Pontal, bairro histórico e rico em cultura, mas acreditamos que seja o início de grandes festas literárias”, afirmou Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).
O presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul e curador da Flipontal, Carlito Lima, explicou que a escolha do Pontal da Barra não foi por acaso. “O Pontal da Barra além de ser um bairro antigo, fica entre o rio e o mar, representando bem a nossa terra. Realizar a festa literária é a maior ferramenta para o incentivo à literatura”, pontuou.
A 1ª Flipontal é realizada por meio de uma parceria entre a Associação Cultural Lagoa do Sul, a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra e a Prefeitura de Maceió. Em sua primeira edição, o evento homenageia a escritora Rachel de Queiroz e o jornalista e escritor Audálio Dantas com mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.
Também participaram da solenidade de abertura da 1ª Flipontal a presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Lígia Mino, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Luciana Sagi, a diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria José Pereira, e o historiador e general do Exército Brasileiro, Carlos Uchôa de Moura.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'