Cidades

Atenção: previsão aponta chuva forte em Maceió e Defesa Civil faz alerta

Até esta noite, foi registrado em Maceió um total de 478 mm, maior média desde 2010

26/05/2017 23h29
Atenção: previsão aponta chuva forte em Maceió e Defesa Civil faz alerta
Reprodução - Foto: Assessoria

A chuva que tem sido registrada desde o último domingo (21) em Maceió deve se prolongar até o final de semana. Na noite desta sexta-feira (26), a Sala de Alerta Estadual emitiu à Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil um comunicado com a previsão para os próximos dois dias: pancadas de chuva forte em grande volume para o sábado, devendo ser menor no domingo. Com a previsão, há a possibilidade de novos deslizamentos pelo fato das barreiras estarem encharcadas após dias seguidos de chuvas intensas.

Nesta noite, gestores municipais estiveram na Defesa Civil para alinhar o fortalecimento das ações de assistência à população a partir deste sábado (27). Participaram da reunião os secretários Ib Brêda (Infraestrutura), Reinaldo Braga (Gestão) Frederico Lins (Iluminação), Antônio Moura (Trânsito), Ivon Berto (Segurança), além de assessores do Gabinete do Prefeito e representantes da Assistência Social e Limpeza Urbana. “O objetivo é manter um trabalho integrado para que possamos atender todas as demandas e, principalmente, garantir a segurança dos cidadãos que vivem em áreas de risco. Nossas equipes intensificaram os trabalhos com uma grande força-tarefa nas comunidades onde há registros de ocorrências”, disse Dinário Lemos, titular da Defesa Civil.

Com novos dados, a Defesa Civil Municipal também divulgou o quantitativo pluviométrico atualizado. Eram esperados em maio 382,2 milímetros de chuva. Até esta noite, Maceió registrou 25% a mais que o previsto, um total de 478 mm, a maior média desde 2010. Sobre a quadra chuvosa, a informação da Defesa Civil é de que, entre maio e abril, já choveu 55% do volume previsto para quatro meses. No entanto, a maior parte deste percentual foi registrada somente na última semana.

Sobre as ocorrências, a Defesa Civil recebeu até esta noite aproximadamente 300 chamados da população por meio do 0800 030 6205 e pelo 3315-1437, entre deslizamentos de barreiras e ameaças, desabamentos de residências e estruturas comprometidas, quedas de árvores e inundações. Com a previsão de chuva forte, a Defesa Civil orienta que a população deixe as áreas de risco e se abrigue em locais seguros. Qualquer demanda deve ser comunicada pelos números descritos acima.