Cidades

Plano de Acionamento Interinstitucional é lançado para evitar catástrofes

Plano vai funcionar com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros além de todas as secretarias estaduais

Por Tribuna Independente 12/05/2017 10h28
Plano de Acionamento Interinstitucional é lançado para evitar catástrofes
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 10h35

Foi lançado na quinta-feira (11), no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, um Plano de Acionamento Interinstitucional para o período chuvoso de 2017 em Alagoas.

O plano vai funcionar com o apoio de vários órgãos como a própria Defesa Civil, a Polícia Militar (PM), as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e todas as secretarias estaduais.

Também vai fazer parte do Plano de Acionamento a Eletrobras Distribuição Alagoas, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o projeto foi criado em caráter preventivo para evitar que aconteçam catástrofes em Alagoas durante o período chuvoso.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Pereira de Melo, disse que as ações preventivas já começam de imediato. 

Uma vez que o período de chuvas iniciou em abril e segue até agosto, no qual é chamado pelo os meteorologistas de ‘’quadra chuvosa’’.

“Estamos com planejamento para evitar que aconteçam catástrofes durante a época de chuvas. Com planejamento é difícil ter erros. Eles são menores. É esse o objetivo do plano integrar todos os órgãos e articular as ações que serão adotadas em caso de necessidades”, explicou.

Ele também ressaltou que o Plano de Acionamento Interinstitucional para o período chuvoso é importante porque após longos períodos de estiagem é comum que aconteça também um período maior de chuvas, que podem trazer alguns desastres.

Apoio da Eletrobras

A Eletrobras vai apoiar o plano porque tem polos em cidades como União dos Palmares, Rio Largo, Arapiraca e Matriz de Camaragibe, municípios próximos a rios, que correm risco de transbordar. Em casos de enchentes, a Distribuidora dispõe de estrutura adequada para atuar no reparo de rede elétrica, com veículos e equipamentos apropriados em caso de acidentes de grande proporção.

O coordenado técnico da Eletrobras, Raimundo Azevedo disse que a Distribuidora tem ainda a disposição equipes suficientes para execução de atividades em campo que estão preparadas para agir de acordo com as necessidades de cada ocorrência nas localidades que sejam afetadas.