Brasil
Banco do Nordeste lança programa de capacitação rural em evento de premiação de agricultores em Alagoas
Durante entrega dos Prêmios Banco do Nordeste de Microfinança Rural e de Agricultura Familiar em Alagoas, BNB lançou nesta quinta-feira, 27, Programa Fala Agroamigo, que já pode ser acessado no canal da instituição no Youtube
Sete agricultores familiares de Alagoas receberam, nesta quinta-feira 27, os prêmios Banco do Nordeste de Microfinança Rural e de Agricultura Familiar, durante solenidade que lançou o Programa Fala Agroamigo, série de vídeos produzidos pela instituição voltados à capacitação para o empreendedorismo rural, disponibilizados gratuitamente na plataforma YouTube.
O evento aconteceu na Superintendência estadual do BNB em Alagoas, com a presença de parceiros ligados ao desenvolvimento rural, clientes, agricultores familiares e representantes da Direção Geral do banco, bem como de equipe estadual da instituição.
Na ocasião, o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural da instituição, Luiz Sérgio Farias Machado, destacou que o Fala Agroamigo pretende “levar conhecimento, de forma lúdica, ao agricultor”. O Programa é uma série de vídeos e áudios educativos, produzidos pelo BNB, voltados ao agricultor familiar, que aborda temas como educação financeira, gestão do empreendimento rural, mudanças climáticas, sustentabilidade, agroecologia, entre outros assuntos de interesse do segmento.
Para os clientes do Agroamigo, além da possibilidade de acesso pelo Youtube, há o recebimento do conteúdo pelo canal oficial do BNB no Whatsapp.
Premiação
A premiação reconheceu clientes rurais que contrataram crédito nas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento das Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Agroamigo da instituição. Eles se destacaram nas seguintes modalidades: empreendedorismo feminino, sustentabilidade, inovação e tecnologia e crescer com Agroamigo.
Os premiados foram escolhidos por meio de comissão formada por membros do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag) e Secretaria de Estado de Agricultura de Pecuária de Alagoas (Seagri).
Histórias de sucesso – Agroamigo
Na premiação de Microfinança Rural, categoria empreendedorismo feminino, a vencedora foi Geane Albuquerque. Agricultora de União dos Palmares, foi destaque por sua capacidade empreendedora em área com cultivo de banana comprida irrigada, com práticas agroecológicas. Com apoio do Agroamigo, investiu em sistema de irrigação, o que alavancou a produção e os rendimentos, bem como na implementação em melhorias sanitárias na propriedade.
Já na categoria Inovação e Tecnologia, o agricultor homenageado foi Lucian Davi, produtor de Maragogi que, com o microcrédito rural, investiu em um tratorito para impulsionar a produção de polpa de açaí e de graviola, possibilitando a automatização da aragem e o preparo do solo para o plantio.
O vencedor da modalidade Crescer com Agroamigo foi José Ricardo, de Maragogi e irmão de Lucian, também produtor de açaí e graviola. Com o Agroamigo, aumentou em mais de 50% as receitas, por meio do microcrédito aplicado ao custeio da produção de frutas.
A agricultora Sebastiana Melo foi a vencedora da categoria Sustentabilidade. Trabalhadora rural de Arapiraca, com experiência de mais de 20 anos, conseguiu, com apoio do Agroamigo, implementar sistema de irrigação e de produção orgânica de hortaliças, expandindo a produção, que comercializa em feiras locais e também em Maceió.
Premiados de Agricultura Familiar
No Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar, o destaque em empreendedorismo feminino foi Cledja Lira, agricultora de São Sebastião, que apostou na diversificação de atividades rurais, com investimento em bovinocultura de corte, suinocultura, psicultura, cultivo de milho e hortaliças. Com o crédito do Pronaf, além do custeio da produção, adquiriu financiamento para recria e engorda e para a construção de um galpão avícola.
Na categoria inovação e tecnologia, o vencedor foi Everaldo da Conceição, produtor rural de assentamento no município de Delmiro Gouveia, iniciou o relacionamento com o BNB, por meio do Pronaf A para ampliar sua produção, que antes era apenas voltada para bovinocultura leiteira, passando ao cultivar também macaxeira irrigada. O agricultor investiu no beneficiamento dessa produção, com embalagens a vácuo e congelamento para venda no mercado local. Também utiliza o crédito para implementação de capim irrigado e melhoria do suporte forrageiro dos animais.
Antônio Davi, agricultor familiar de assentamento no município de Penedo, foi o vencedor na categoria Sustentabilidade. Ele iniciou relacionamento com o banco para a aquisição da terra, por meio do Fundo de Terras, posteriormente, realizou financiamento do Pronaf para o projeto produtivo de pecuária, investindo em piscicultura e energia solar, tanto para uso doméstico, quanto para manter os aeradores dos tanques de criação de peixes. Mantém área de preservação ambiental com árvores nativas na propriedade.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




