Brasil
Inverno de 2025 deve ter clima típico na maior parte do Brasil, aponta AtmosMarine
Com neutralidade do El Niño, previsão é de chuvas dentro da média e temperaturas ligeiramente acima em algumas regiões do país

A chegada do inverno no Brasil, em 20 de junho, deve manter o comportamento climático típico da estação na maior parte do território nacional, de acordo com análise da AtmosMarine. Para os próximos meses, a expectativa é de estabilidade nas condições oceânicas do Pacífico Equatorial, com o fenômeno El Niño em fase neutra, ou seja, sem aquecimento ou resfriamento significativo das águas.
O regime de chuvas deve se comportar dentro da média histórica em quase todo o país. Desvios positivos, com volumes ligeiramente acima do esperado, podem ocorrer apenas no extremo sul do Brasil e na porção oeste do estado do Amazonas. Já as temperaturas tendem a seguir padrões típicos da estação, mas com leve tendência de ficarem acima da média em muitas regiões, especialmente considerando o inverno como um todo.
“A neutralidade do El Niño favorece um comportamento típico para a estação, e os dados indicam um inverno dentro do esperado, sem extremos expressivos. Ainda assim, é essencial que empresas e setores estratégicos acompanhem as tendências em curto, médio e longo prazos, pois variações podem impactar operações e resultados”, afirma Mariana Gouvea, meteorologista da AtmosMarine.
A AtmosMarine destaca que, em setores como o agronegócio, energia, varejo, construção civil, logística e turismo, o monitoramento climático deixa de ser apenas uma informação de apoio e passa a ser um diferencial competitivo. Com uso de modelos proprietários de alta resolução e inteligência de dados, a empresa oferece previsões com elevado grau de acurácia, contribuindo para a tomada de decisão, aumento de eficiência e mitigação de riscos operacionais.
Sobre a AtmosMarine:
A AtmosMarine é uma consultoria especializada em Meteorologia e Oceanografia. A empresa oferece soluções técnicas e científicas para setores como agricultura, energia eólica e exploração offshore. Combinando monitoramento ambiental avançado, modelagem de dados e inteligência artificial, apoia a tomada de decisão em atividades em que fatores atmosféricos e oceânicos são determinantes.
Fundada em 2017 após a união de cientistas experientes, a AtmosMarine já colaborou com empresas como Petrobras, Marinha do Brasil e órgãos governamentais. Seu compromisso é fornecer análises precisas e rápidas para enfrentar desafios complexos nas áreas de energia, engenharia e sustentabilidade.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Atingida na coluna
Manicure baleada em Maceió após disponibilizar localização pela internet fica paraplégica