Brasil

Manhã do 1º sábado de atendimento da Caixa tem movimento tranquilo

Agências abriram para tirar dúvidas sobre o saque de contas inativas do FGTS.

Por G1 18/02/2017 14h26
Manhã do 1º sábado de atendimento da Caixa tem movimento tranquilo
Reprodução - Foto: Assessoria

te primeiro sábado (18) de funcionamento das agências para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o saque de contas inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), as agências da Caixa Econômica Federal avenida Paulista e da Sé, algumas das mais frequentadas em São Paulo, tiveram movimento tranquilo pela manhã. O atendimento vai até as 15h.

A Caixa vai abrir 1.891 agências em outros quatro sábados para esclarecer dúvidas: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O horário de funcionamento será das 9h às 15h.

Luciana Lupi, bióloga de 47 anos, foi até a agência da Avenida Paulista neste sábado para tirar dúvidas. Ela diz que tem uma conta inativa que aparece como ativa no sistema da Caixa. "Faço aniversário em alguns dias e já queria regularizar isso", apontou. Ela levou os os documentos da rescisão de contrato, carteira de trabalho e RG para regularizar sua situação.

Segundo Luciana, o dinheiro da conta inativa do FGTS já tem destino. "Vou pagar contas e um financiamento". Ela gostou da abertura das agências aos sábados. "Trabalho durante a semana e não consegui vir antes. O atendimento foi muito bom e rápido".

Professora e técnica de laboratório de genética, Silvana Prado, de 65 anos, é de Curitiba, mas estava passeando pela Avenida Paulista e quando viu a agência aberta resolveu consultar seu saldo. "Infelizmente não tenho dinheiro para retirar. Já peguei tudo quando me aposentei. Mas espero que as outras pessoas tenham bastante", afirmou.

Sua amiga Maria da Graça, professora aposentada de 65 anos, também aproveitou o movimento tranquilo na agência para saber se tinha dinheiro nas contas inativas. "Tenho um pouco, não é muito, mas vou usar para passear e viajar", disse.

As duas elogiaram o atendimento e a abertura das agências aos sábados. "Na verdade vim sacar dinheiro e vi a agência aberta. O atendimento foi muito rapando", completou Maria da Graça.

O auxiliar contábil Gileno Marques Gondim, de 53 anos, preferiu ir até uma agência da Caixa para consultar o seu FGTS inativo. "Vim ontem e tirei uma dúvidas e vim hoje novamente". Ele tinha comprado ações com o FGTS e agora vai vendê-las para receber o valor.

Gondim vai usar o dinheiro para pagar contas. "Acho que a maioria das pessoas vai fazer isso, mesmo não sendo um quantia muito grande. Muito dinheiro vai ser liberado, mas no final fica pouco por pessoa", opinou.

Perto da agência da Praça da Sé, o sindicato dos bancários fizeram uma manifestação contra a abertura das agências no sábado. Segundo os manifestantes, muitos funcionários aceitaram trabalhar no final de semana por causa dos baixos salários.

O sindicato também reclamou de redução do número de funcionários na Caixa, defendendo mais contratações para que o banco não precise abrir aos sábados e mais cedo para atender os clientes.

Saques do FGTS

O governo anunciou em dezembro que os trabalhadores com contas inativas do FGTS até o fim de 2015 terão direito a sacar o dinheiro. Os resgates obedecerão a um calendário de saques que terá início no dia 10 março e será encerrado no fim de julho, de acordo com o mês de aniversário. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido ao fim do contrato de trabalho.

O saque do FGTS inativo poderá ser feito pelos trabalhadores que pediram demissão ou foram mandados embora por justa causa até dezembro de 2015.

A partir de março, mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro. De acordo com o governo, são mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas e o governo calcula que, desse total, R$ 34 bilhões serão sacados por trabalhadores até 31 de julho.

O saque obedecerá a um calendário de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Devido à liberação do dinheiro, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o site exclusivo para informações e consultas de saldos somente das contas inativas: www.caixa.gov.br/contasinativas, e o telesserviço 0800 726 2017. O interessado pode ainda acessar as informações pelo aplicativo da Caixa, mas nesse caso aparecerão também as contas ativas do FGTS.