Turismo

Turismo em expansão: ocupação hoteleira cresce em Maceió e movimenta rede de hospedagem

Alta ocupação impulsiona debate sobre hotelaria no 2º Encontro de Meios de Hospedagem

Por Assessoria 18/07/2025 16h09
Turismo em expansão: ocupação hoteleira cresce em Maceió e movimenta rede de hospedagem
O cenário positivo foi o pano de fundo do 2º Encontro de Turismo em Meios de Hospedagem, realizado nesta quarta-feira (17) - Foto: Assessoria

Com um dos melhores desempenhos dos últimos anos, o setor hoteleiro de Maceió vive um momento de crescimento consistente. Na alta temporada, período compreendido entre novembro e fevereiro, a taxa média de ocupação na capital alagoana chega a 90%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), reforçando a consolidação de Alagoas como destino turístico competitivo no cenário nacional.

O cenário positivo foi o pano de fundo do 2º Encontro de Turismo em Meios de Hospedagem, realizado nesta quarta-feira (17), em Maceió, pelo Sebrae Alagoas. O evento reuniu empresários, gestores e lideranças do setor para debater desafios e oportunidades da hotelaria, com foco em inovação, sustentabilidade e gestão profissional.

O encontro faz parte de uma agenda contínua construída a partir das demandas dos próprios empreendedores, ouvidos pelo Sebrae em um primeiro momento, em abril deste ano. “A gente fez o primeiro encontro como uma escuta ativa para entender as dores do segmento. Com base nisso, desenhamos uma série de encontros ao longo do ano. Este segundo já vem com soluções concretas, como esclarecimentos jurídicos, projetos de economia de energia e uma palestra estratégica sobre o cenário atual da hotelaria alagoana”, explicou Carolina Carioly, analista trainee do Sebrae Alagoas.

Entre os destaques da programação, estiveram a apresentação do projeto Energia Empreendedora, conduzido por Rodrigo Granja, analista do Sebrae Alagoas, e a palestra do especialista Endrigo Soares, sobre o atual momento da hotelaria no estado.

O programa de energia solar sustentável, Energia Empreendedora, prevê uma redução de até 20% na conta de luz dos empreendimentos, com potencial de economia ainda maior a partir de diagnósticos técnicos de eficiência. “Vamos além do desconto. O Sebrae vai elaborar relatórios personalizados para que o empreendedor entenda como otimizar seus equipamentos. Em alguns casos, a economia pode chegar a 35%”, afirmou Rodrigo Granja.

Já o debate jurídico ficou a cargo da superintendente da ABIH-AL, Jannyne Barbosa, que além de apresentar a associação, esclareceu dúvidas sobre a cobrança do Ecad – taxa que tem sido alvo de questionamentos por parte dos meios de hospedagem, e destacou a importância da parceria com o Sebrae para ampliar o acesso a informações estratégicas.

“O Sebrae está fomentando oportunidades de conhecimento e informação para quem já atua ou quer atuar no setor. Esses encontros aceleram uma atividade que já está em pleno desenvolvimento em Alagoas. Hoje, temos cerca de 2.700 meios de hospedagem no estado, com 52 mil leitos e 19 novos hotéis em construção, com previsão de entrega nos próximos três anos”, pontuou.

Na palestra de encerramento, o especialista Endrigo Soares apresentou uma visão estratégica do turismo no estado, reforçando a importância da gestão com base em dados.

“É um evento importantíssimo. Precisamos sintonizar os empreendedores com o atual momento do turismo em Alagoas. Com base em dados, conseguimos balizar decisões mais assertivas para tornar o destino mais produtivo e competitivo”, afirmou.

Além dos conteúdos técnicos, o encontro foi espaço para networking e troca de experiências entre empresários de diferentes portes. A empreendedora Raquel da Silva Vieira, proprietária de uma pousada em Paripueira, celebrou a oportunidade. “Já é o segundo encontro que participo e tem sido um divisor de águas para o meu negócio. Aqui, aprendemos estratégias e ganhamos uma nova visão sobre gestão, mercado e inovação”, disse.

Hotelaria em crescimento

O bom desempenho do setor hoteleiro reflete um esforço conjunto entre poder público, iniciativa privada e entidades de apoio, como o Sebrae, para transformar o turismo em vetor sustentável de desenvolvimento econômico.
A expectativa é que, com a profissionalização da gestão e o uso inteligente de indicadores e tecnologias, os empreendimentos consigam manter a taxa de ocupação em alta mesmo nos períodos fora da alta temporada, garantindo competitividade durante todo o ano.

“O próximo passo é dar continuidade a essa série de encontros, com foco em soluções práticas, formação e fortalecimento da cadeia do turismo em todo o estado”, finalizou Carolina Carioly, analista trainee do Sebrae Alagoas.