Turismo
Temporada de ecoturismo tem início em Murici com abertura da Temporada da Natureza
Evento vai até 12 de abril

O verão, aquele oficial, terminou no dia 21 de março, e as praias alagoanas ainda estão lotadas de turistas, pelo menos até depois da Pascoa, quando termina a alta temporada. Em contrapartida, os municípios da região serrana de Alagoas, que já estão dando o pontapé para a temporada da natureza, que inclui passeios de ecoturismo, de trilhas e das cachoeiras, apostam que as atividades ao ar livre, que estão ganhando cada vez mais espaço nas agências de receptivos, atraiam cada vez mais os alagoanos, mas também o turismo regional e quem, sabe, até o nacional.
E em dos municípios mais importantes do chamado Roteiro do Ecoturismo, ou do Turismo da Natureza, Murici, onde está localizada a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, protegida por lei federal, denominada Estação Ecológica de Murici, deu a largada, e neste domingo, dia 23, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, estará realizando um evento para divulgar os atrativos turísticos do município. A Abertura da Temporada da Natureza, que contará com a presença de mais de 30 agências de viagens, empresários, secretários municipais e jornalistas, tem como objetivo mostrar que o turismo em Murici já é uma realidade com suas belezas naturais e os pontos de apoio que a cidade oferece ao turista.
Em Murici, por exemplo, as cachoeiras atraem cada vez mais turistas. A mais famosa, com mais de 100 metros de altura, a da Tiririca, é a maior queda d’água de Alagoas; além da Cachoeira da Cascata e a da Ternura. A Tiririca fica a uns 2km depois da principal entrada de Murici. Depois é só seguir o caminho por uma estrada de barro, num percurso que dura uns 30 minutos, dependendo da estrada. Ainda em Murici, a Cachoeira da Cascata é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida, depois uma caminhada em meio ao mato fechado e depois uma longa descida, entre plantações de banana. A cachoeira, que se forma há 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água brotando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panorama fazem parte do roteiro.
Para isso a cidade está se preparando, e hoje conta com 4 equipamentos de receptivos, a Fazenda Boa Sorte, ponto de partida para a Cachoeira da Tiririca, Balneário Porto do Vale, Casa Aventuris e Alecrim Parque Pousada. O início de gestão municipal aponta para uma valorização maior da atividade tem como objetivo a geração de emprego e renda, buscando gerar pertencimento com empresários locais e da população. O evento, que tem início no dia 23, e segue até o dia 12 de abril, terá palestras, plantio de mudas e outras atividades.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menina morta e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série