Turismo

Caminho de Moisés é a grande atração do verão em Maragogi

Formação natural que ocorre durante a maré baixa atrai milhares de pessoas na alta temporada

Por Claudio Bulgarelli – Tribuna Independente 18/01/2025 11h29
Caminho de Moisés é a grande atração do verão em Maragogi
Caminho de Moisés localiza-se na praia da Barra Grande e é uma das atrações deste verão do litoral de Maragogi - Foto: Costa dos Corais Convention

Maragogi tem um dos maiores conjuntos de piscinas naturais do Brasil, conhecido como galés e taocas, que ocupa o primeiro lugar na preferência dos turistas, tem praias conhecidas internacionalmente, como Antunes, Barra Grande e Burgalhau e tem ainda o segundo mais importante complexo hoteleiro de Alagoas. Mas uma atração, o Caminho de Moisés, que se forma apenas na maré baixa, tem sido a grande atração do verão 2025 no famoso Caribe brasileiro, atraindo milhares de pessoas quando ele se forma.

Mas o que sabemos sobre esse fenômeno natural? Como não se sabe como teve início e porquê do nome, a versão popular mais convincente é que tratasse de uma menção à passagem bíblica do livro de Êxodo, na qual Moisés dividiu o mar Vermelho e libertou o povo do Egito.

Portanto, a ideia deste caminho de areia que divide o mar, que na verdade é um banco de areia que se forma na maré baixa, permite aos visitantes realizarem uma caminhada de uns 800 metros até a formação rochosa da praia de Barra Grande. 

Diferente de outros caminhos também conhecidos, como aquele da Barra de Santo Antônio e da praia de Ponta Verde, em Maceió, é que a areia do local é do tipo cascalho, mistura de pedras pequenas e pedaços de conchas do mar.

Para conhecer o caminho é preciso chegar ao povoado de Barra Grande, que fica localizado a 3km do centro da cidade, sentido Pernambuco, pela AL 101 Norte. Muitos ônibus de receptivos já chegam até o local, ou é possível, do centro, ir de táxi, buggy, carro locado ou carro particular.

Mas atenção: é possível estacionar sem custo nas ruas próximas da praia, mas é preciso ficar atento aos locais que são permitidos, caso contrário, é multa na certa.

Esse fenômeno da natureza só é possível por conta da maré baixa, que vai de -0.1 a 0.6, que é a altura ideal para a visitação das galés ou taocas. No entanto, o caminho se forma quando a maré está entre -0.1 a 0.2, durante 4 ou 5 dias no mês. Importante entender que o caminho pode sofrer influência de ventos e chuvas, e aí também pode se formar em outros níveis de maré baixa, como nos últimos dias, que atraiu milhares de pessoas.

Anote aí dicas importantes: ideal sair com 1 hora de antecedência do horário da maré baixa para, depois iniciar a caminhada com esse tempo é fundamental, pois assim se consegue chegar lá no período onde o mar vai estar no seu ponto mais baixo, podendo aproveitar e voltar com segurança para a costa. Ao longo do caminho tem jangadas que vendem drinks e água de coco, tudo a preço de ouro, especialmente no verão.

Outras dicas importantes: sempre ir com alguém, que no verão não é um problema; fiquem ligado no horário de retornar à praia para voltar com segurança depois de ter tomado um belo banho de mar e aproveitado o local, que basta uma hora e por fim encontre um ponto de apoio, um bar ou restaurante, para quando voltar poder tomar um banho, além de reservar o almoço.