Turismo
Maceió é a capital do momento para o verão brasileiro
Busca por pacotes turísticos reflete sua popularidade entre os visitantes que buscam na cidade um lugar de encantos naturais e culturais
Iniciando os destinos da alta temporada, no primeiro fim de semana do verão, Maceió, que tem se destacado como um destino turístico atraente no Brasil, tendo recentemente conquistado o prêmio de Melhor Cidade na cerimônia “O Melhor de Viagem e Turismo”, é reconhecidamente a capital do momento. A busca por pacotes turísticos reflete sua popularidade entre os visitantes que buscam na cidade um lugar de encantos naturais e culturais. Com boas praias, apesar de muitas apresentarem as eternas línguas sujas, como a Jatiúca e a Pajuçara, gastronomia única e um ambiente acolhedor, a capital vem atraindo um número crescente de visitantes, firmando-se como um local que oferece aventura e relaxamento em meio a paisagens deslumbrantes.
A cidade possui uma orla exuberante, com praias famosas, como Pajuçara e Ponta Verde, apesar das línguas sujas ainda existentes. Com muitos coqueirais e uma infraestrutura completa para o turismo, a cidade oferece diversas opções de lazer, como mergulho, snorkeling, passeios de barco e esportes aquáticos. Fora do circuito urbano, a praia mais bela de Maceió é Ipioca, na saída do litoral Norte. Tem ainda as piscinas naturais, com destaque para aquelas da Pajuçara, famosas no mundo inteiro.
Além das praias, Maceió conta com lagoas, com os famosos passeios pelas 9 ilhas na Lagoa Mundaú, que atraem cada vez mais turistas.
Para se hospedar, existem hotéis e pousadas para todos os bolsos e gostos. A rede hoteleira é excelente, de nível internacional, além de diversificada. Muitos hotéis e pousadas possuem piscina, que são uma excelente maneira de passar parte do dia por lá.
A gastronomia da capital é tão diversificada que os amantes da boa culinária não precisam se preocupar. Além dos muitos locais de cozinha alagoana e regional, tipicamente nordestina, há restaurantes japoneses, italianos, franceses, baianos, paulistas, cariocas, locais de comidas afetivas e de experiência, tapiocarias e dezenas de estabelecimentos especializados em peixes e frutos do mar, além de self-services, dezenas de barracas de praias onde se pode realmente comer bem, e muitos botecos famosos onde se pode comer um pouco de tudo.
No quesito artesanato, a capital tem ótimos locais para se adquirir o que se produz de melhor por aqui. Tem a Feirinha de Artesanato da Pajuçara, local que tem muito do artesanato alagoano. Bem pertinho da praia, é um galpão que reúne uma grande quantidade de quiosques que vendem os mais variados produtos. Tem o Mercado das Artes, no Jaraguá, com mais de 100 boxes que vendem de tudo. O Mercado Central, no centro da cidade, tem cerâmicas, lustres de palha, sapatos e bolsas em couro, chapéus, rendas e muito mais. Como o local fica no centro e não é tão visitado pelos turistas, os preços são mais atraentes.
Por fim, tem o Pontal da Barra, o mais famoso centro do bordado de filé do Nordeste. O bairro, bem à beira da Lagoa Mundaú, é uma pérola para os fãs de artesanato e de trabalhos bem feitos. Na apelidada “Rua das Rendeiras”, pode-se encontrar as peças mais belas do bordado de filé, além de vestidos caríssimos. Por exemplo, quem passa pela Rua das Rendeiras poderá ver algumas das artesãs trabalhando e acompanhar o processo de produção da renda, que em alguns casos leva várias semanas para ser finalizado. Maceió possui um rico patrimônio histórico e cultural, com museus, igrejas e prédios históricos que contam um pouco da história da cidade nos últimos 200 anos. A vida noturna é agitada, com bares, restaurantes e casas de shows para todos os gostos.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
4Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano