Turismo
Piaçabuçu é um destino imperdível com as suas Dunas Douradas
Local único em Alagoas tem formação de dunas de areia, bem próximo da foz do Rio Francisco, entre o Pontal do Peba e a comunidade quilombola do Pixaim
Alagoas é um dos mais encantadores estados do Nordeste brasileiro, e um verdadeiro paraíso para os amantes da cultura, mas, sobretudo, da natureza. Começa pela rica herança cultural, mas são as praias de areia branca, águas cristalinas, lagoas geladas e piscinas naturais que o estado se destaca como um destino imperdível para quem busca relaxamento, aventura e imersão em tradições autênticas.
E nos últimos anos uma nova atração entrou também neste roteiro. Estamos falando das espetaculares Dunas Douradas, ou os Lençóis Alagoanos, em Piaçabuçu, um verdadeiro espetáculo da natureza. Local único em Alagoas com formação de dunas de areia, bem próximo da foz do Rio Francisco, entre o Pontal do Peba e a comunidade quilombola do Pixaim, no extremo sul, as dunas do Pixaim, mais conhecidas como Dunas Douradas, localizadas dentro da APA de Piaçabuçu, tem pelo menos 20 quilômetros de extensão e com picos de mais de cinquenta metros de altura.
Se ainda existiam pessoas achando que para conhecer dunas de areias no Brasil só era possível indo aos Lençóis Maranhenses, maior concentração delas no país, já pode incluir no roteiro uma esticada até Piaçabuçu, mais ou menos 140 km de Maceió, de onde partem os passeios para as Dunas Douradas, que proporcionam uma oportunidade única de contemplar um fenômeno natural simplesmente espetacular.
O passeio oferecido por lá é feito a bordo de uma espécie de grande “buggy”, adaptado para acomodar até oito pessoas, incluindo o motorista. A emocionante viagem nas dunas douradas, com muita adrenalina e diversão, já que o transporte atravessa as imensas dunas de areia, proporcionando aos aventureiros vistas deslumbrantes como o pôr do sol, um espetáculo natural de tirar o fôlego, criando um momento de contemplação da natureza e uma experiência verdadeiramente especial.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025