Turismo

Penedo é considerada a capital do Baixo São Francisco

Cidade é principal destino turístico da região, com seu significativo conjunto arquitetônico e passeios até a foz do Velho Chico

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 23/11/2024 08h55 - Atualizado em 23/11/2024 09h37
Penedo é considerada a capital do Baixo São Francisco
Penedo - Foto: Ascom Ufal

Enfim, nosso roteiro Caminhos do São Francisco chega a Penedo, conhecida como a capital do Baixo São Francisco e principal destino turístico da região. Que tenha surgido em 1522 quando Duarte Coelho Pereira organizou uma expedição para explorar fronteiras ao sul do território ou em 1560, quando seu filho, Duarte de Albuquerque, que herdou a capitania, organizou outras duas expedições, é certo afirmar que o povoado foi erguido por bandeirantes, surgindo sobre um rochedo num trecho caudaloso do rio São Francisco, e daí o nome Penedo, que significa “grande rocha”.

Então era de se esperar que em um dos povoados mais antigos do período da colonização de Alagoas tivesse também as primeiras construções erguidas pelos portugueses. Um bom exemplo desse período é a Casa da Aposentadoria, o primeiro prédio oficial construído em Alagoas. Coincidentemente ou não, a Casa da Aposentadoria Velha foi também o primeiro prédio a ser construído para servir como meio de hospedagem da história do Estado, pois foi edificado para ser a hospedaria dos ouvidores, que eram os juízes indicados pelos donatários.

Sobrado

No entanto, não serviu para o que foi destinada. O imóvel, situado entre a catedral diocesana e a sede da prefeitura foi a princípio, uma cadeia com celas separadas para homens, mulheres e negros que data de 1636, construída por ordem do ouvidor Lourenço de Azevedo Mota.

Depois o Paço da Câmara Municipal estabeleceu-se nela e foi construído outro sobrado, atual Prefeitura, para aposentadoria dos Ouvidores.

O sobrado primitivo foi demolido em 1829. No mesmo local, em 1832, construíram outro sobrado. Nele funcionou o Colégio Nossa Senhora da Conceição, dirigido pelo historiador penedense Próspero da Silva.

Quase dois séculos depois, o Paço Imperial, um sobrado construído no fim do século 18, onde residia a família dos Lemos, e que ficou hospedado o Imperador Pedro II, em 14 de outubro de 1859, germinou mais uma vez a ideia de uma hotelaria primitiva. Esse sobrado tinha a sua fachada tipicamente colonial, sendo modificada no governo de Euclides Vieira, ficando o prédio para funcionamento da Coletoria Estadual.

Igrejas dos séculos XVII e XVIII e prédios históricos são atrações turísticas

O Centro Histórico guarda um significativo conjunto arquitetônico com igrejas dos séculos XVII e XVIII, e pode ser visitado a pé. No quesito natural uma das grandes atrações é o passeio de barco até a foz do Velho Chico.

Para visitar Penedo são tantos os motivos e realmente, convincentes. Seu potencial turístico segmentado para o patrimônio histórico-cultural, ecoturismo e turismo de aventura, está em todas as partes, tanto é que a visitação aos patrimônios históricos é o maior atrativo para os turistas e visitantes que chegam à cidade e sentem-se deslumbrados com tamanha beleza.

A cidade reúne atrações turísticas culturais, diante de sua rica história, e naturais, devido a sua posição geográfica privilegiada às margens do Rio São Francisco.

A Igreja de Nossa Senhora das Correntes: construída no século XVIII. Teve início em 1954 e concluída 30 anos depois pela família Lemos, família tradicional da região que eram abolicionistas e escondia escravos fugitivos.

Museu do Paço Imperial: também construído no século XVIII, é bastante conhecido por ter hospedado em 1859 o imperador Dom Pedro II. O local possui o “memorial Raimundo Marinho” em seu térreo e no primeiro andar existe um museu que retrata Penedo do século XVIII e XIX.

Theatro Sete de Setembro: construído no século XIX, bastante famoso, pois foi o primeiro teatro de Alagoas.

Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos: é uma das maiores igrejas da cidade e teve sua construção iniciada em 1758.

Casa do Penedo: foi inaugurado no ano de 1992 e mantém conservado um grande acervo de importância histórica com vários documentos que narram a invasão dos holandeses, à época da escravatura e a história do homem no Rio São Francisco.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: foi construída no século XVII e XIX no local da antiga capela construída por escravos e libertos.

Catedral Diocesana: iniciada em 1690, substituiu a antiga igreja que ficava em frente ao Pelourinho.

Convento Franciscano e Igreja Santa Maria dos Anjos: construído nos séculos XVII e XVIII por frades franciscanos que tinham o objetivo de transmitir a fé cristã. No local fica a Casa São Francisco e o museu de arte sacra.

Outras atrações históricas para serem visitadas: Casa de Aposentadoria e Cadeia Antiga, Paço Municipal, Círculo Operário, Sociedade Monte Pio dos Artistas. Associação Comercial e a Casa Barão de Penedo.