Turismo
Aeroportos da Aena no Brasil terão mais de 4,4 mil voos no feriado da Proclamação da República
Os seis aeroportos do Nordeste somam 1.638 voos e mais de 264 mil lugares em aeronaves
Maior operadora aeroportuária no Brasil e no mundo, a Aena contará com 4.461 pousos e decolagens no país entre os dias 14 e 18 de novembro, período do feriado da Proclamação da República. Para os 17 aeroportos geridos pela concessionária, está prevista uma oferta total de 712.264 assentos.
No Nordeste, o Aeroporto do Recife terá uma movimentação expressiva, com 150.309 assentos e 957 operações programadas. Maceió e João Pessoa também registram forte demanda, com 47.052 e 28.040 lugares ofertados, respectivamente. Na região Centro-Oeste, o Aeroporto de Campo Grande disponibilizará 22.828 assentos em 126 operações no período.
Já o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, lidera a movimentação, com 379.289 assentos em 2.335 voos. As principais rotas para a capital paulista incluem Rio de Janeiro (Santos Dumont), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Os aeroportos regionais também desempenham papel importante na conectividade durante o feriado. Em Uberlândia, estão previstos 134 voos, com 18.288 assentos. Entre os quatro aeroportos administrados pela Aena no Pará, Santarém terá a maior movimentação, com 8.692 lugares disponíveis em 54 voos.
É importante ressaltar que os números de assentos consideram a ocupação máxima das aeronaves, mas não representam necessariamente o total de passageiros embarcando ou desembarcando.
Confira os dados dos 17 aeroportos da Aena no Brasil para o período de 14 a 18 de novembro:
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 80 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2023, seus terminais movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (14) e Jamaica (2).
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial