Turismo

Empreendimentos turísticos implantam projetos de proteção à restinga

Na Praia do Toque, o beach club Milagres do Toque, tem aumentado, inclusive, sua área de proteção

Por Claudio Bulgarelli 03/10/2024 15h30 - Atualizado em 03/10/2024 19h20
Empreendimentos turísticos implantam projetos de proteção à restinga
Restinga protegida em frente ao empreendimento - Foto: Divulgação

A restinga é um ecossistema costeiro que se forma na transição entre o mar e o continente, caracterizado por uma faixa de depósitos arenosos paralelos à linha de praia. A palavra restinga é uma referência ao substrato arenoso e à vegetação que o cobre ou ao conjunto dos dois, formado por uma vegetação arbustiva que é fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias.

A recuperação da restinga em Alagoas tem sido feita por meio de projetos de plantio, fiscalização, educação ambiental e proteção das áreas, como o projeto Salsa Viva, do IMA, que executa este projeto em toda a área litorânea, incluindo Maceió, onde está presente nas orlas de Cruz das Almas, Jacarecica e parte da orla de Jatiúca.

Mas muitos empreendimentos turísticos têm se engajado na recuperação da restinga, como o Milagres do Toque Beach Clube, na praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. Desde sua criação, o local manteve toda a área de restinga intacta. E desde 2021 teve início, inclusive, uma ampliação da área protegida da restinga existente em frente ao empreendimento. Na abertura do local, foi feita uma ponte de madeira sobre a vegetação, como forma de evitar o pisoteio por parte das pessoas. Aos poucos essa vegetação de restinga, que é um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto por plantas herbáceas, foi ganhando mais espaço.