Turismo
Passeio turístico pelo Rio Manguaba é a nova atração do Norte do estado
Passeios saem do Porto das Barcaças até o Porto das Pedras, na foz do Rio Manguaba, entre Japaratinga e Porto de Pedras, passando pelos 12 portos construídos ao longo do rio na época da colonização
Um rio de águas calmas que atravessa alguns municípios do norte de Alagoas, conectando as cidades de Porto Calvo a Porto de Pedras e Japaratinga em sua foz. São 42 quilômetros navegáveis, com nascente na Serra do Lino e passagem por áreas rurais e urbanas. A paisagem de coqueirais, mata ciliar e mangues é de tirar o fôlego. O pôr do sol, quando visto do rio, pode ser comparado a um quadro, tamanha sua beleza e esplendor.
E todas essas belezas já estão ao alcance do visitante, turista ou alagoano, com os passeios organizados pelo Receptivo do Cobra, em parceria com a prefeitura de Porto Calvo. Os passeios saem do Porto das Barcaças até o Porto das Pedras, na foz do Rio Manguaba, entre Japaratinga e Porto de Pedras, passando pelos 12 portos construídos ao longo do rio na época da colonização.
O Rio Manguaba foi muito importante durante a forte produção de açúcar na região, quando era utilizado para escoar a produção dos engenhos locais. Porém, sua importância para a história de Alagoas e do nordeste brasileiro é ainda mais antiga. Uma expedição arqueológica realizada no rio em 2017 catalogou 12 portos com construções datadas da época das invasões e hostilidades entre portugueses e holandeses, que eram utilizados pelos combatentes. Mas foram encontrados também vestígios arqueológicos de engenhos, habitações, igrejas, acampamentos militares e locais de batalha de grande importância.
Alguns desses antigos portos são ótimos locais de visitação para quem deseja conhecer mais sobre a história da região. O primeiro é o Porto das Barcaças, em Porto Calvo, perto de outro conhecido lugar histórico, o Moinho Manguaba. Já o Porto da Camboa, por exemplo, era o lugar onde grandes embarcações atracavam, muitas trazendo mantimentos aos soldados que acampavam nas proximidades da Ilha do Guedes e próximo ao Engenho do Estaleiro. Esses portos fazem parte do início do passeio. Mas continuando a navegação pelo rio se pode encontrar outros portos, todos cercados por mata nativa e árvores centenárias.
Mas o passeio pelo Rio Manguaba em si é uma aula de história. Mas além da possibilidade de conhecer o lado histórico da região, esse novo passeio, feito em catamarã, pelo rio, tem o intuito de apreciar as belezas naturais. É ideal para amantes da história (explorando os sítios arqueológicos e os antigos portos), para os aventureiros (com trilhas pelas matas ciliares desfrutando da natureza exuberante) e famílias, para desfrutar de um passeio de barco relaxante e seguro, aprendendo sobre a história do local e apreciando a beleza natural.
Para ter acesso ao passeio, você deve ir até Porto Calvo, uns 100 quilômetros de Maceió, de carro ou de ônibus. Algumas agências de Maceió já estão incluindo o passeio em seus roteiros. O ano todo é uma boa época para visitar o Rio Manguaba, mas os meses de setembro a novembro são os melhores, quando o clima é mais seco e ensolarado. E não esqueça de levar roupas leves e confortáveis, protetor solar, repelente e água.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial