Turismo

Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia reúne personalidades do setor

Evento homenageou empresas, entidades e empresários que difundem o seguimento em Alagoas

Por Tribuna Hoje 09/05/2024 14h40 - Atualizado em 09/05/2024 18h36
Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia reúne personalidades do setor
Parte dos premiados da quarta edição do Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia - Foto: Edilson Omena

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (8), no Centro de Inovação e Tecnologia, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió, o 4º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, que homenageou entidades, empresas e empresários que difundem o seguimento em Alagoas.

Em uma noite de muito networking, elegância e sofisticação, mais de 40 personalidades puderam contar um pouquinho de sua trajetória. Eles receberam um lindo troféu, simbolizado por jangada com pinus reciclados, que foi produzido pela Amaru Sustentabilidade e a vela, em bordado filé, pela rendeira Adriana Gomes.

E por falar em Adriana Gomes, à rendeira que representa tão bem o Pontal da Barra e toda Alagoas quando se fala em bordado filé levou peças lindas em tons de bege, nude e o marrom que são cores em alta em 2024. As peças produzidas pela artesã foram vestidas por modelos da Agência Top Models, do Luck Chagas, e outras convidadas.

Adriana que pelo quarto no consecutivo recebe o prêmio, não hesitou em falar que o trabalho que é passado de geração em geração representa a sua história e a de muitas famílias do Pontal da Barra. “Nosso bordado filé é Patrimônio Imaterial e Histórico d Alagoas. É um trabalho feito com carinho, paciência, delicadeza e é o sustento de muitas famílias. Mostrar este trabalho e ser homenageada devido a ele é muito gratificante. E sempre me emociono falar sobre. Nossa arte tem tudo a ver com o turismo alagoano, ele já é reconhecido internacionalmente, então convido a todos a irem ao Pontal, berço do Bordado Filé e de outras culturas’’.

Adriana Gomes (ao centro) com as modelos vestindo suas peças em bordado filé (Foto: Edilson Omena)



Produzido pelo jornalista Claudio Bulgarelli, com apoio do Sistema Tribuna de Comunicação, mídia de divulgação oficial do evento, o 4º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia que já está no calendário dos eventos no estado, levou ao Centro de Inovação e Tecnologia, uma mostra especial feita por adolescentes especiais do grupo Autismo Simplesmente Arte, coordenado pela cirurgiã dentista Claudia Nicácio.

O anfitrião da noite ressaltou que o objetivo do evento é homenagear empresas, empresários, políticos e entidades que difundem o turismo e a gastronomia alagoana dentro e fora do território local, nacional e internacional. “O objetivo é evidenciar o trabalho dessas pessoas que movimentam a economia local e desenvolvem ações voltadas ao turismo e a gastronomia de Alagoas. Este ano, o evento teve um novo formato, com novos premiados e com certeza ano que vem será ainda melhor’’, disse Claudio Bulagrelli.

Público e homenageados (Foto: Edilson Omena)



E claro, que em um premio que fala de gastronomia, não podia faltar à degustação de produtos tipicamente alagoanos. A edição 2024 teve uma mesa de degustação como o queijo Brazulaque da Serra, de Maribondo; os doces levíssimos da Lu Mais Leveza; os bolinhos de feijoada do Restaurante da Baiana; as cocadas de forno do restaurante Favoritu's, os antepastos da Divin Antepasto, o poulet de porc agridoce do restaurante Gordinho, os folhados da Mascarpone, os sachês de mel do O Cortiço, as Geleias do Rancho, além de outros produtos.

Grupo Autismo Simplesmente Arte (Foto: Edilson Omena)



Já as bebidas foram assinadas por Mister Drink's, das cervejas artesanais Deodora, Leguele e Mcz.Beer, além de degustação do vinho Macaw da Casa Perini.

Em breve no Portal Tribuna Hoje, no Youtube você pode conferir algumas entrevistas com premiados e homenageados na edição 2024 do prêmio.

Aninha Monteiro (ponta esquerda) Paulo Gueiros (ao lado) Claudio Bulgarelli (ao centro) com alguns premiados da noite (Foto: Edilson Omena)