Turismo
Maceió vai sediar Fórum Internacional IMBRICS+ sobre Turismo
Evento acontece de 25 a 27 de abril, no Hotel Ritz Lagoa da Anta
Com o foco na cooperação para o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável, entre os países pertencentes ao BRICS+, Maceió será sede do Fórum Internacional IMBRICS+, que acontece de 25 a 27 de abril, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a partir das 8h30.
O evento de importância internacional conta com o apoio do governo brasileiro e da Prefeitura de Maceió, reunindo os principais players do turismo internacional, incluindo representantes empresariais, investidores e autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e de mais outras 10 nações convidadas. O fórum internacional tem a expectativa de reunir cerca de 1.200 participantes, sendo 450 estrangeiros.
Para o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, a capital alagoana com o clima tropical, as belezas naturais das praias de águas quentes e areia branca, bem como a riqueza da gastronomia, a diversidade cultural e acolhimento do povo maceioense propiciam à procura pelo destino, para o turismo de lazer e corporativo.
“Esse evento é de extrema importância para o município, posicionando Maceió no cenário internacional, e nos consolidando cada vez mais nacionalmente. O turismo é nossa maior indústria, afirmou Eduardo Monteiro.
Sobre o IMBRICS
Reconhecida pelo bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o IMBRICS é uma entidade que representa os municípios destes países. Ela foi criada para tratar de assuntos que normalmente passam longe das agendas dos governos nacionais, mas que são de interesse da população desses países.
A entidade se reuniu pela primeira vez, num fórum realizado em São Petersburgo, na Rússia. Será o primeiro evento dedicado ao turismo, sendo uma oportunidade para que os países troquem experiências e encontrem, uns nos outros, soluções para resolver alguns de seus problemas no setor.
O evento foi planejado para criar novas rotas, a partir da escolha de Maceió pelo Instituto IMBRICS no Brasil para sediar o encontro em 2024.
“A gestão municipal tem realizado um trabalho intenso, com investimentos históricos no setor, atraindo assim mais turistas para Maceió, gerando mais empregos e renda para os maceioenses e mais desenvolvimento para a nossa cidade. São eventos como esse que fomentam a nossa economia, e estamos muito felizes em estar sediando o fórum", destacou.
Eduardo Monteiro também evidenciou a parceria entre os setores público e privado que tem sido fundamental para alavancar o turismo em Maceió, com iniciativas que sempre estão sendo tomadas para efetivar políticas públicas inovadoras, sustentáveis e que causem impactos positivos na sociedade.
O titular da pasta de Turismo da capital ressaltou, ainda, que a gestão da Prefeitura de Maceió tem apoiado e incentivado a divulgação de Maceió como destino nacional e internacional, o que torna a cidade protagonista no cenário brasileiro. “Precisamos alavancar, ainda mais, a nossa cidade que tem um potencial gigantesco para seguir crescendo, conquistando cada vez mais o mercado regional, nacional e do exterior”, completou Eduardo Monteiro.
Em 2023, a capital alagoana teve um aumento de 350% no fluxo internacional de passageiros no Aeroporto de Maceió, corroborando com todas as ações que a gestão municipal vem executando para receber os turistas brasileiros e estrangeiros, com toda a segurança e infraestrutura existente na capital e no setor hoteleiro da cidade.
“No primeiro trimestre de 2024 já contabilizamos um crescimento desse parâmetro e os números mostram resultados muito positivos de todo esse planejamento que vem sendo feito”, concluiu o secretário.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial