Turismo
IMA instala boias de sinalização na Piscina do Amor, na enseada de Pajuçara
Demarcação da área auxilia nas ações de fiscalização, uma vez que as boias facilitam a identificação da área de exclusão

Técnicos do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) instalaram seis bóias sinalizadoras na Piscina do Amor, localizada na enseada da praia da Pajuçara, na segunda-feira (8). A instalação tem o objetivo de demarcar uma área de exclusão de pesca e atividades turísticas, possibilitando ao IMA e outros órgãos de fiscalização a visualização do local.
A Piscina do Amor, conhecida por sua beleza natural, é uma zona de exclusão conforme a resolução nº 97/2015 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A área de proteção foi criada com o objetivo de preservar as espécies locais. A demarcação auxilia nas ações de fiscalização, uma vez que as boias facilitam a identificação da área de exclusão.
De acordo com Juliano Fritscher, consultor ambiental do IMA, a sinalização já havia sido executada no passado, mas alguns fenômenos naturais e até o furto do material prejudicaram a ação. Segundo o consultor ambiental, alguns banhistas ainda tentam acessar o local.
“Ocasionalmente são encontradas pessoas em pranchas e caiaques. Sendo mais comum encontrar pescadores em embarcações ou praticando caça submarina. A colônia de pesca apoia a área de exclusão, e em todas as as ações de comunicação do IMA com a colônia é reforçada a impossibilidade de acessar a área de exclusão”, explica Juliano.
Em caso de descumprimento das determinações, a população pode auxiliar a fiscalização por meio do aplicativo IMA Denuncie e pelo contato (82) 98833.9407.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos