Turismo
'Alagoas seguirá crescendo em ritmo superior à média do Brasil', diz Paulo Dantas em Portugal
Governo dá continuidade aos investimentos no turismo para fortalecer geração de emprego, renda e oportunidades
O governador Paulo Dantas garantiu que Alagoas terá um dos maiores crescimentos econômicos do Brasil em 2024. A declaração foi dada na manhã deste sábado (2), ao chegar e Lisboa, em Portugal, para uma missão de cinco dias, com vistas à atração de investimentos em áreas potenciais como o turismo, tecnologia e agricultura familiar.
“Aqui em Lisboa, vamos anunciar mais investimentos internacionais para nosso Estado na área do turismo, além de parcerias nas áreas tecnológicas e agricultura familiar. Toda esta atenção do governo fortalece o setor econômico e garantiu que Alagoas tivesse um saldo em seu PIB [Produto Interno Bruto], sendo o primeiro Estado do Nordeste e o quinto do país em geração de emprego e renda”, destacou o governador.
Acompanhado de uma comitiva do governo, Paulo Dantas também ressaltou os investimentos pontuais que mostram ao turista estrangeiro a promoção do Destino Alagoas. Pelo segundo ano consecutivo, a ação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com operadora Solférias, plotou 100 táxis nas cidades de Lisboa e Porto.
“O Governo de Alagoas tem atuado e investido para que mais turistas da Europa visitem o nosso estado, atraindo assim mais recursos externos que contribuem diretamente na geração de empregos e oportunidades que melhoram a vida dos alagoanos e dos trabalhadores desta área tão importante para o nosso Estado”, disse o governador.
A iniciativa teve início em 19 de fevereiro e seguirá por mais de 15 dias, e se soma a outras ações de marketing da Secretaria de Estado do Turismo no mercado europeu, como a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e roadshow entre os dias 22 e 26 de março nas cidades de Coimbra, Porto e Lisboa.
Integrante da comitiva em Portugal, a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, reforça que é importante fortalecer o fluxo turístico em mercados emissores estratégicos.
“Por contarmos com voos semanais operados pela TAP ligando Lisboa a Alagoas, sabemos que este é um mercado que deve ser aquecido para consolidar e fortalecer este fluxo internacional. Atuamos em diversas estratégias de marketing para destacar cada vez mais o Destino Alagoas na preferência não só dos portugueses, mas todas as origens europeias operadas pela TAP”, destacou a secretária.
O Estado conta com dois voos semanais para Portugal e pleiteia outros voos que partam de capitais europeias. Atualmente, o país europeu é o segundo maior mercado emissor de turistas estrangeiros para Alagoas. Em 2023, cerca de 23% dos estrangeiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares eram portugueses.
No ano passado, Alagoas registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. De acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Setur, foram cerca de 10 mil estrangeiros que chegaram à capital alagoana só no ano passado. A maior parte dessas pessoas de fora do Brasil, cerca de 62%, são da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor de turistas internacionais para Alagoas. Outros 37% têm nacionalidade europeia, sendo Portugal a origem mais frequente dos visitantes deste continente.
A missão de cinco dias em Portugal também é acompanhada pelo secretário de Governo, Vitor Pereira, pela secretária de Relações Internacionais, Caroline Balbino e a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial