Turismo
Vídeo: Praia do Francês, no litoral sul, se consolida como destino nacional
O mar é um convite irrecusável por ter se consolidado como um dos destinos mais procurados do país

Nosso segundo destino do Projeto Tribuna Verão é a praia do Francês. Descoberta antes mesmo de 1.500, quando os franceses atravessavam o oceano para fazer escambos com os Caetés, índios que habitavam essa parte do território na época das grandes navegações, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, mesmo que tenha saído um pouco de moda, parece que está recuperando seu status de praia top no Nordeste. A bela praia, que passou por um período obscuro, com total desorganização urbana, teve, em 2018 e durante o ano de 2020, um processo de reorganização na orla e se consolidou como um dos destinos mais procurados do Nordeste.
Localizado no litoral sul, a Praia do Francês é um dos maiores cartões postais de Marechal Deodoro e de Alagoas. A praia agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com água cristalinas, com calmaria e sossego; do outro, uma área mais badalada com ondas radicais, esportes e muita animação. Então vai às nossas dicas para curtir melhor essa praia incrível.
O mar da Praia do Francês é como um convite irrecusável. Tente experimentar o stand up paddle ou velejar – na maior parte a maré é tranquila – para curtir o visual. Outra opção é um passeio de caiaque até as pedras ou mergulho de snorkel. Os mais aventureiros não vão dispensar os voos panorâmicos de Paramotor. Por fim uma ida até as ruínas do Leprosário do Francês, que vale realmente a pena.
Saiba que a boa infraestrutura do lugar também inclui ótimos restaurantes para provar a culinária alagoana, nordestina, portuguesa, italiana ou francesa. Nossas indicações são o Mustang e o Olibaba, na Vila dos Pescadores e o Rimini Italiano, na rua principal. Mas fora da faixa de areia e da rua principal também come-se muito bem.
Além disso, a Praia do Francês também é dos surfistas. Do lado oposto à calmaria, lado direito de quem chega, as ondas são a atração para os amantes das pranchas. O destino já foi sede de campeonatos e eventos de surfe e o mar pode chegar a ondas de mais de dois metros. A vista de dentro do mar é a cereja do bolo, claro. E para finalizar, quem gosta de curtir a praia, vale uma exceção.
O fim de tarde na Praia do Francês é imperdível: o sol caindo no horizonte fica inesquecível junto do céu amarelado que emoldura os coqueiros e toda a extensão da areia. É maravilhoso para fechar o passeio com chave de ouro.
Para quem quiser conhecer outra praia de grande apelo turístico, bem perto do Francês, a praia do Saco, conhecida como “Saco da Pedra” pela formação rochosa que, na maré baixa, dá origem a belas piscinas, é uma ótima opção.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril