Turismo

Novas rotas turísticas geram emprego e renda na alta temporada

Por Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte 19/12/2023 09h13 - Atualizado em 19/12/2023 17h13
Novas rotas turísticas geram emprego e renda na alta temporada
Rota do Sueca, em União dos Palmares, é um local histórico - Foto: Edilson Omena

Com a chegada da alta temporada, novas rotas turísticas vão surgindo, muito além daquelas conhecidas e oficiais, gerando emprego e renda em muitas cidades alagoanas. Uma rota turística é um itinerário planejado que inclui uma série de destinos turísticos e atrações em uma determinada região. Essas rotas são projetadas para oferecer aos viajantes uma experiência completa e abrangente, permitindo que eles explorem e desfrutem de todas as maravilhas que uma região tem a oferecer.

Em Alagoas, nos últimos anos, criadas por agências on-line ou por guias especializados em turismo, muitas rotas foram incorporadas, vendidas em hotéis para turistas e moradores locais, ansiosos para descobrir novas atrações em seu próprio estado.
A Rota do Sueca, em União dos Palmares; a Rota Dunas Douradas, em Piaçabuçu; a Caminhos das Águas, por 12 municípios do litoral Sul; a Rota Lagunar, por cidades do estuário Mundaú-Manguaba; a Rota Jequiá; a Rota do Sertão; a Rota do Cangaço e a Rota Gastronômica.

O Vale do Sueca é uma região encravada na parte mais alta de União dos Palmares, mundialmente conhecida pela Serra da Barriga. Agora, com novas pesquisas que vieram à tona, a região ganhou nome e sobrenome: Rota Turística Vale do Sueca ou Rota Ecológica Negro Sueca em direção a pontos históricos e reservas ambientais. Trazida do fundo da história por três homens apaixonados pela região, Afrânio de Mendonça Alves Neto, Afrânio de Mendonça Alves Júnior e Geraldo Vergetti, a rota traça o caminho percorrido por aquele que é conhecido como o último guerreiro quilombola, o Negro Sueca.

A nova rota turística passa pela Pedra do Negro, pela Serra do Camelo e segue adiante, chegando a Fonte Belo Horizonte, situada no Rancho Afrânios, a 14 quilômetros da rodovia 104, lugar em que se encontra uma estátua em homenagem ao Negro Sueca. Nesse ponto, em breve, contará com o monumento também da sua esposa Mussala e um berçário de mudas nativas como referência e esse belíssimo ponto turístico. O Vale do Sueca é um local histórico, contando com paisagens panorâmicas e dando acesso, mais adiante, à escola Santo Antônio, distante 17 quilômetros da rodovia principal.

A Rota Dunas Douradas, único local em Alagoas com formação de dunas de areia, aquelas da foz do Rio Francisco, entre o Pontal do Peba e a comunidade quilombola do Pixaim, no município de Piaçabuçu, extremo sul de Alagoas, as dunas do Pixaim, mais conhecidas como Dunas Douradas, e que estão localizadas dentro da APA de Piaçabuçu, com pelo menos 20 quilômetros de extensão e com picos de mais de cinquenta metros de altura, entraram definitivamente no roteiro turístico de Alagoas e estão encantando os visitantes.