Turismo

LOG Estratégia elabora planos para desenvolvimento turístico sustentável em Alagoas

O PDITS será implantado nos próximos 10 anos em 3 regiões turísticas, que agregam 26 municípios alagoanos

Por Assessoria 24/11/2023 15h09 - Atualizado em 24/11/2023 15h22
LOG Estratégia elabora planos para desenvolvimento turístico sustentável em Alagoas
Ao final, os estudos contêm um plano de ações com soluções para o desenvolvimento das regiões, para serem aplicados pelos próximos 10 anos - Foto: Assessoria

Três planos voltados ao desenvolvimento turístico permanente e sustentável para regiões turísticas de Alagoas foram entregues nesta quarta-feira, 22, ao Governo de Alagoas, pela LOG Estratégia, financiados com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Denominado de Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), os estudos apresentam estratégias de desenvolvimento turístico para as regiões Caminho das Águas (11 municípios), Costa dos Corais (8 municípios) e Cânion do São Francisco (7 municípios).

Os PDITS foram elaborados por uma equipe técnica composta por 64 profissionais especializados, que realizaram análises detalhadas das condições envolvendo Mercado Turístico, Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconômica e Cadeia de Valor, Patrimônio Histórico, Maturidade Institucional e de Governança, e Conhecimento e Inovação. Os trabalhos transcorreram ao longo de um ano.

Ao final, os estudos contêm um plano de ações com soluções para o desenvolvimento das regiões, para serem aplicados pelos próximos 10 anos. Foi constatado que será necessário um montante de R$ 2,2 bilhões para a implantação do conjunto de ações elencadas, que já conta com o interesse da CAF em financiar o governo do estado para a implantação das orientações apontadas pela LOG.

“Quando tivemos as primeiras reuniões com a CAF, fizemos questão de apresentar todos os coordenadores do trabalho presentes e falei que teríamos o melhor PDITS e só com profissionais de Alagoas. Nós queremos mostrar para o Brasil que Alagoas tem profissionais da maior qualidade”, afirmou Luiz Otávio Gomes, fundador da LOG Estratégia, em solenidade de entrega dos estudos, ocorrido no Palácio República dos Palmares, na última quarta.

A informação sobre o interesse da CAF em continuar apostando no projeto foi dada por Luis Albuquerque, diretor executivo da LOG Estratégia, também durante a solenidade. Ele informou que a cada apresentação das etapas do PDITS, a equipe da CAF reconheceu a grandeza do projeto e demonstrou interesse para que Alagoas seja um exemplo para o Brasil e o mundo na implantação do modelo de gestão que promete alavancar o turismo do estado.

“Atualmente, nós estamos elaborando um novo PDITS, a pedido do governador Paulo Dantas. E dessa vez o plano contempla apenas a região de Maceió. Esse estudo começou neste ano e devemos entregá-lo pronto até o final de fevereiro do ano que vem”, conta Luis.

Ainda durante a solenidade e diante dos PDITS desenvolvidos, o executivo da CAF, Paulo Rodrigues, disse reconhecer a capacidade do governo do estado em executar os planos da LOG Estratégia.

“Gostaria de ressaltar que os PDITS são um trabalho de referência não apenas para Alagoas, mas para o Nordeste, para o Brasil e - por que não dizer? - para todos os países”, afirmou.

Os planos entregues na última quarta-feira apresentam diagnóstico e soluções específicas para o desenvolvimento e integração dos municípios de cada região. Os municípios contemplados pelo estudo são: Porto Calvo, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Roteiro, São Miguel dos Campos, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca e Pariconha.

Ainda durante a solenidade também estiveram presentes representantes dos municípios, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, as secretárias de governo Bárbara Braga (Turismo), Renata dos Santos (Fazenda) e Alice Beltrão (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa. Além de representantes do Sebrae, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do trade turístico.

Sobre a LOG Estratégia


Há mais de 30 anos, a LOG Estratégia contribui para o desenvolvimento do estado, com soluções voltadas ao poder público e à iniciativa privada, como estudos voltados ao desenvolvimento regional e à consolidação de cadeias produtivas, captação de recursos financeiros, modelagem de negócios, atração de investidores, resolução de conflitos, sucessão empresarial, estruturação e gerenciamento de projetos, viabilidade de implantação, reestruturação organizacional, planos de negócios e consultoria executiva, sempre com o objetivo de viabilizar as demandas de seus clientes.