Turismo

Restaurante em São Miguel dos Milagres se destaca internacionalmente pelos pratos exclusivos

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 26/10/2023 13h12
Restaurante em São Miguel dos Milagres se destaca internacionalmente pelos pratos exclusivos
Robalo do molho de espinafre - Foto: Divulgação

São Miguel dos Milagres, no coração da Rota Ecológica, é um município que vem ganhando força no turismo internacional pelas praias, pelo famoso réveillon, pelas hospedagens de luxo e charme, e mais recente pela gastronomia, com destaque para a turismo de experiência na culinária e pelos pratos exclusivos, registrando um crescimento na busca pelos chamados prato de assinatura. Um prato exclusivo é uma receita que identifica um chef ou restaurante específico.

Em Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, um restaurante específico, o Villa Milagres, depois de ser escolhido como um dos 10 por cento entre os melhores restaurantes do mundo pelo TripAdvisor, maior portal de comentários sobre turismo e gastronomia do planeta, entrou também no roteiro do turismo de experiência na busca de pratos de assinatura, ou pratos exclusivos. Esse é o trabalho meticuloso da chef Verônica Inojosa Uchoa, que desenvolveu o cardápio de sua culinária criativa a partir do experimento de misturas e sabores, de formas e texturas, sobretudo, para saber qual a melhor combinação de um prato, e desta forma, encontrar tudo aquilo que se almeja em um prato.

Para a chef, as fusões, os ingredientes mais refinados, cozimento no ponto certo e toques diferentes na apresentação do prato, são os segredos do Villa Milagres. No cardápio de assinatura se pode encontrar o robalo ao molho de espinafre gratinado com parmesão, acompanhando batata rústica com um toque de manteiga de garrafa; o spaghetti com camarões salteados na manteiga, harmonizado com alho defumado, tomatinho confit, manjericão e queijo parmesão; o spaghetti de abobrinha e pupunha ao molho pesto, acompanhado de cubos de jaca ao alho negro; o risoto de lagostim grelhado na manteiga, alho defumado, vinho e um toque de trufa branca ou mesmo o filé mignon ao molho da casa, preparado com um toque de licor de brinco de viúva.

O prato de assinatura deve ser único e pode ser pensado como o equivalente culinário de um artista que encontra seu próprio estilo ou de um autor que encontra sua própria voz. Na prática, o prato exclusivo de um chef geralmente muda com o tempo e eles podem criar vários pratos exclusivos ao mesmo tempo. Assim é a chef Verônica Inojosa Uchoa.