Turismo
Transportadores turísticos devem ficar atentos ao prazo de renovação cadastral
Desde o início do prazo, em 21 de agosto, apenas 156 dos 1.062 transportadores cadastrados compareceram ao DMTT para renovação do cadastro
Os transportadores turísticos devem ficar atentos ao final do prazo para a renovação anual do Cadastro dos Transportes Turísticos da capital. O período para renovação cadastral foi divulgado pela Portaria N° 0185/2023, do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, e encerra na próxima quarta-feira (11). O procedimento é efetuado na sede do órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Maceió conta com 1.062 transportadores turísticos cadastrados. Destes, somente 156 fizeram a renovação até o momento. Danielle Rose, gerente de Táxi e Transportes Especiais do DMTT, reforça aos condutores a importância do cadastro. “É fundamental que seja feito o recadastro o quanto antes. O turismo na capital vem crescendo e precisamos garantir a segurança viária tanto do condutor quanto do passageiro que utiliza esse serviço”, concluiu.
“É importante a realização da vistoria, ela traz segurança para os usuários dos nossos serviços tanto no fretamento quanto no turismo. Essa vistoria garante que o veículo esteja regularizado com os devidos aparelhos de segurança. É muito importante que o DMTT realize essas fiscalizações”, disse Ricardo Santos, transportador turístico e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo (Sinfretur) de Alagoas.
Entenda o procedimento
Para a realização dos trâmites, é necessário efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 185, disponibilizado no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/.
Após o pagamento, o condutor deverá fazer o agendamento e em seguida comparecer na sede do DMTT, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, n° 829, no Tabuleiro do Martins. O condutor deve ir munido com os documentos exigidos e o veículo para verificação.
Vistoria
No decorrer da vistoria serão avaliadas as condições de segurança do veículo. Os agentes de trânsito juntamente com os fiscais de transportes irão avaliar o indicador do desgaste de rodagem dos pneus, estrutura do carro, retrovisores, faróis, cintos, higiene do automóvel, verificação de chassi e plotagem com o número de autorização do DMTT. Caso o veículo tenha a vistoria realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dentro da validade, será dispensado da vistoria do DMTT.
Confira a documentação necessária para a renovação dos transportes turísticos:
Cadastur;
Certidão de Execução Fiscal estadual e federal;
Certidão Negativa do INSS ou Negativa de Débito;
Cópia do Certificado do Tacógrafo;
CNPJ da empresa;
Cópia do CRLV.
Na ausência do proprietário da empresa, é necessário apresentar a procuração com validade de um ano e documentação de identificação do procurador.
Cronograma
Os profissionais devem ficar atentos às datas, de acordo com os números dos alvarás.
0751-1200 - de 02 de outubro a 11 de outubro.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha