Turismo
FMAC participa de momento comemorativo com artistas responsáveis pela revitalização do muralismo do Porto de Maceió
Artistas iniciaram processo de preparação do mural e a finalização está prevista para o final de outubro
Na manhã desta quinta-feira (28), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), representada pelo presidente Myriel Neto, esteve presente no Mercado de Jaraguá a convite da artista Marta Arruda para celebrar o início dos trabalhos da revitalização do muro do Porto de Maceió. A preparação do espaço já foi iniciada e na próxima segunda-feira já começará o processo de pintura.
Uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio do edital Colorir é Legal, da FMAC, o projeto de revitalização do muro conta com a curadoria de Marta Arruda e participação de 11 artistas locais que realizarão a pintura.
A celebração realizada pela curadora do projeto aconteceu no Mercado de Jaraguá também promoveu a aproximação dos artistas plásticos com a Fundação e o presidente Myriel Neto, além de promover uma conversa descontraída sobre as demandas do segmento.
Feliz por estar comemorando o início de mais uma ação do edital Colorir É Legal, o presidente da FMAC ressaltou a importância de levar mais cor e cultura para as ruas de Maceió, além de valorizar os artistas da terra. “A última pintura do muro do porto de Maceió já tem 10 anos e nada mais justo que revitalizar e levar mais beleza para o local. Estou muito feliz em acompanhar esse momento e contar com os talentos de Maceió para colorir nossas ruas e proporcionar uma experiência visual única para todos os turistas e cidadãos maceioenses que passam pelo porto”, disse Myriel Neto.
Marta Arruda destacou a importância do encontro entre os artistas e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural. “Quando pensei nesse café da manhã, pensei em ir além de celebrar o início do muralismo, pois também é necessário aproximar a gestão dos artistas. Estou muito feliz em firmar mais essa parceria com a Prefeitura de Maceió e os meus companheiros de arte”, afirmou.
Parceira do projeto, a Casa Jardim esteve representada pelo gerente de marketing, Marcos Silveira, que aproveitou o momento para festejar mais uma parceria entre a empresa, o município e os artistas. “A Casa Jardim e a Suvinil são parceiras de longas datas da Prefeitura Municipal de Maceió. O muro de Jaraguá já está na quinta pintura e muitas delas com parceria nossa. Para a gente, é uma satisfação ver como ainda está bem preservada e ainda como é visto como um local bem aprazível e agradável da população de visitar. Então, a gente abraçou a ideia porque vê como uma grande oportunidade de agradecer e de presentear a população de Maceió”, colocou.
Nesta revitalização da pintura, o muro do porto de Maceió irá homenagear a cultura popular, personalidades femininas de Maceió, pontos turísticos e também abordará a questão ambiental. A finalização do projeto está prevista para o final de outubro. O artista Persivaldo Figueirôa, que participou da pintura de 2013 e fará parte da revitalização, afirma que está muito feliz e animado para retomar a ação de valorização do espaço.
“Estamos com altas expectativas, todos os artistas estão felizes em poder contribuir com a paisagem da cidade e também mostrar nossa arte. Desta vez, escolhi falar sobre os manguezais, criei um trabalho todo em volta disso, pensando na preservação da fonte de riqueza, do pescado, do caranguejo e todas as histórias que perpassam por lá”, contou o artista.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha