Turismo

Prefeitura de Maceió homenageia entidades do setor no Dia Mundial do Turismo

Eventos no Terminal Rodoviário e no Marco dos Corais, além de um jantar com representantes do trade turístico da capital, marcaram a data, comemorada nessa quarta-feira (27)

Por Ascom Semtur 28/09/2023 11h45
Prefeitura de Maceió homenageia entidades do setor no Dia Mundial do Turismo
Durante jantar especial, Semtur premiou vários parcerios do trade turístico da cidade - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Para celebrar a parceria entre a Prefeitura e o trade turístico no desenvolvimento do turismo em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) promoveu na noite dessa quarta-feira (27) um jantar de confraternização com representantes do setor. O jantar fez parte de programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo.

No evento, os convidados foram recepcionados com apresentação artística de malabares de fogo. Durante a confraternização, várias instituições do trade receberam da Semtur o troféu “Turismo é Massa”. O ato simbólico teve por objetivo reconhecer a importância do papel do trade turístico no desenvolvimento do destino Maceió.

André Santos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), agradeceu a iniciativa da gestão municipal.

“É com grande honra que recebo o prêmio, pois assim sabemos que estamos no caminho certo. Na ABIH, seguimos um lema: o que é bom para o maceioense é excelente para o turista. Então, o turismo é uma consequência do bem-estar do cidadão. Precisamos cada vez mais fortalecer essa parceria”, destacou.

Carlos Jorge, superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), participou do jantar e agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Gratidão à Semtur, ao prefeito JHC e todos os envolvidos no trade turístico por esse reconhecimento. A CBTU está buscando parcerias para dar outras oportunidades ao turismo local. Pretendemos implementar em janeiro, o VLT do Verão, e também vamos promover passeios no trem Maria Fumaça em parceria com a Prefeitura”, adiantou.

Josi Mendes, secretária adjunta da Semtur, agradeceu a participação dos convidados e destacou a importância da parceria entre iniciativa privada e o poder público para o fortalecimento e crescimento do turismo de Maceió.

“Muito obrigada pela parceria durante todos esses anos. O turismo é a nossa maior indústria, que traz o fomento da economia. Então, essa interação entre a iniciativa privada e poder público, através do trade turístico, dos bares, dos restaurantes, dos guias, dos diversos prestadores de serviço locais, é fundamental para o desenvolvimento do destino e para atrair turistas”, destacou.

Além da ABIH-AL e da CBTU, foram premiados com o troféu “Turismo é Massa” representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (SINDHAL); Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac); Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Associação dos Jangadeiros; Associação dos Guias de Turismo; Maceió Convention & Visitors Bureau e Porto de Maceió.

Programação cultural

A programação no Dia Mundial do Turismo valorizou a cultura da cidade e atraiu turistas de vários regiões do Brasil. N Terminal Rodoviário de Maceió, no Feitosa, onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), teve apresentação do Coco de Roda Reviver.

A atração foi acompanhada e aplaudida por Marcele Pereira, natural de Belo Horizonte (MG). El chegou a Maceió depois de 15 anos sem visitar a cidade. “Vim matar a saudade, rever os amigos e tenho certeza que a experiência será proveitosa", disse.

Outro mineiro de Belo Horizonte, Marcos Pereira veio curtir a capital alagoana e ficou feliz com a recepção. “Se eu pudesse recomendar uma capital no Nordeste, com certeza seria Maceió. Vou passar dois fins de semana aqui e aproveitar outros atrativos que ainda não conheço".

No local, os visitantes receberam folhetos com a divulgação de atrativos da cidade.

No final da tarde, no Marco dos Corais, na Ponta Verde, turistas e nativos contemplaram o pôr do sol ao som de saxofone e assistiram à apresentação do grupo cultural Raízes Nordestinas.