Turismo
Alunos realizam pesquisa e apresentam melhorias para as dificuldades no turismo de Maragogi
Inclusão e qualificação profissional foram alguns dos pontos abordados pelos estudantes
Mais do que técnica, a educação profissional ensina o aluno a desenvolver um olhar crítico e inovador às questões ligadas à sua atuação. Por meio dessa visão, estudantes do curso Serviços Hoteleiros do Senac Alagoas desenvolveram um projeto para apresentar soluções às dificuldades enfrentadas no Turismo de Maragogi. Com aulas realizadas no próprio município, a turma apresentou o trabalho ao público na última quarta-feira (20/9), no auditório da Unidade Poço.
De acordo com a instrutora do Senac Alagoas responsável pelo projeto, Gleicy Cabral, “foram realizadas visitas e entrevistas nos pontos turísticos para que fossem identificadas as dificuldades que os turistas encontram. Com base nesses dados, os alunos reuniram ideias e agora estão apresentando essas soluções a todos, para que a hotelaria siga seu propósito: receber bem todas as pessoas, sem exclusão”.
Dentre os pontos de melhoria abordados, os jovens destacaram a importância da divulgação assertiva, acessibilidade e soft skills no atendimento ao cliente, como ter uma boa comunicação, empatia e pensamento analítico. Além dessa discussão, os alunos também convidaram Cícero Filgueira, gestor no Hotel Tropicalis Palms para dar dicas sobre hospitalidade.
Segundo Filgueira, “o evento promovido pelos estudantes mostra o potencial que o litoral norte tem, com grandes talentos profissionais, e desmistifica a ideia de que a hotelaria de qualidade só existe em Maceió. Por isso, parabenizo todos esses jovens pelo trabalho realizado”. Cacilda Buarque, coordenadora do Polo UAB Maragogi (Universidade Aberta do Brasil), também foi convidada a participar da apresentação e desejou sucesso aos alunos. “Já fui instrutora de Turismo no Senac e sei como é difícil desenvolver novos profissionais, mas com esse projeto vejo que a Instituição conseguiu atingir esse objetivo. Agora, espero apenas o sucesso desses jovens”, falou ela.
Alícya Silva é uma dessas jovens e atuou como cerimonialista do evento. Para ela, “hotelaria é junção, união e contribuição. Por isso, estamos apresentando o projeto a todos hoje e também vamos apresentá-lo aos hotéis da região, porque acreditamos na efetividade do nosso trabalho”. Na apresentação da pesquisa que foi realizada com os turistas que visitaram Maragogi, o aluno Caio Melo destacou a importância dos dados para o turismo da região. “Percebemos que precisamos de ainda mais investimento em qualificação não só nas redes hoteleiras, mas em outras áreas de serviços que atendem o turista. Além disso, descobrimos, também, oportunidades de crescimento, como a área de turismo religioso e inclusivo”, afirmou ele.
No encerramento da apresentação, o Gerente de Educação Profissional do Senac Alagoas, Aristóteles Oliveira, ressaltou que projetos como esse refletem a preocupação que a instituição tem em oferecer profissionais conscientes e capacitados para o mercado. “Faz parte do nosso processo educacional desenvolver competências por meio de marcas formativas como a atitude colaborativa e os alunos provaram, com essa apresentação, que são profissionais que vão além do básico”, concluiu ele.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha