Turismo

Implantação da Roda Gigante agrada o setor turístico, mas gera questionamentos em relação ao local

Por Assessoria 01/09/2023 11h01 - Atualizado em 01/09/2023 15h11
Implantação da Roda Gigante agrada o setor turístico, mas gera questionamentos em relação ao local
Presidente do Maceió Convention Bureau, Milton Vasconcelo - Foto: Divulgação

Foi publicado nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial do Município, o aviso de licitação - pregão eletrônico para implantação da roda gigante panorâmica em Maceió. O equipamento turístico, que já existe em outras cinco cidades do País, será o primeiro no Nordeste e o local cogitado é a orla da Pajuçara.

O trade turístico tem visto com entusiasmo a implantação do equipamento, por entender que é mais um atrativo que vem agregar ao destino Maceió. Porém, faz ressalvas sobre o local da instalação da roda gigante.

“Com o crescimento da oferta hoteleira, e a maioria concentrada em Maceió, toda diversificação da oferta turística é bem vinda, pois agrega valor e faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade. Somos parceiros da prefeitura e queremos ver nossa capital crescer, atraindo cada vez mais turistas de todos os lugares, nossa preocupação é apenas em relação ao local, tendo em vista que o lugar cogitado é na Praça Multieventos, na Pajuçara, onde já existe um grande fluxo de carros, além de ser uma região residencial e comercial, com pouco estacionamento”, destacou o presidente do Maceió Convention Bureau, Milton Vasconcelos.

Ele destaca ainda que esse tipo de produto já existe em diversos outros locais no país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Camboriú, e que, no Nordeste, também já existe um movimento para a construção de rodas gigantes, mas que, em todos esses locais são levadas em consideração áreas que ainda possuem pouca atratividade.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), André Santos, outros locais poderiam ser vistos para a instalação da roda gigante, como o Jaraguá. “É importante que se pense em um local menos adensado, onde exista possibilidade de crescimento de novos negócios no entorno, estacionamento, fluxo melhor para o tráfego”.

Samuel Silva, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Alagoas (ABAV-AL), afirma que a roda gigante é um equipamento importante para o lazer da população e dos turistas, mas o local precisa ser revisto. “No meu ponto de vista e de muitos munícipes com quem já conversei, o bairro do Jaraguá é o local ideal, pois tem espaço para estacionamentos, é próximo da região hoteleira, é servido de transporte público, e além disso tem áreas territoriais ociosas que comportam bem um equipamento como a roda gigante, sem poluir o visual natural da orla”.