Turismo

Turismo rural e ecoturismo em crescimento em Alagoas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 26/08/2023 10h20 - Atualizado em 26/08/2023 11h22
Turismo rural e ecoturismo em crescimento em Alagoas
Banho Azul fica na zona rural do município de Boca da Mata - Foto: Vanderson Araújo / divulgação

O turismo rural, ou agroturismo, turismo ecológico, da natureza ou ainda ecoturismo, tem apresentado crescimento em todo o Brasil, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19, números positivos que se mantiveram durante esses anos com um faturamento que só aumenta, segundo o Ministério do Turismo.

Em Alagoas, com a consolidação do turismo de lazer, representado pelas praias, com mais de 90% da concentração de meios de hospedagens e restaurantes, o turismo rural, desenvolvido em fazendas com algum tipo de estrutura, tem despertado o interesse de agências receptivas que passaram a oferecer esse tipo de passeio, não somente a moradores locais, mas, especialmente a turistas, que têm buscado alternativas turísticas.

São muitos os empreendimentos rurais que estruturaram atividades turísticas variadas em Alagoas. São ofertadas experiências diversas, como caminhadas e cavalgadas, sobretudo nas fazendas santuários; esportes radicais, como na Fazenda Boa Sorte, em Murici, local onde está localizada a Cachoeira da Tiririca, que oferece hospedagem; visitas a apiários, como o Apiário Ouro Verde, em Ibateguara e experiências gastronômicas como na Casa Aventuris, nas montanhas de Murici. E todas essas características vem acompanhada de banhos de cachoeira e de rio, hospedagens acolhedoras e vivências com agricultores, quilombolas, pescadores, dentre outras atividades que têm atraído turistas para esses espaços rurais.

E Alagoas têm destinos surpreendentes e ainda pouco conhecidos como o Parque Prata, em Marechal Deodoro; a Fazenda Guadalupe, o Santuário Águas de São Bento e o Lago Azul, em Boca da Mata; a Fazenda Belo Horizonte, em Campo Alegre; a região serrana de Mar Vermelho, Viçosa e Ibateguara e, é claro, os Cânions do São Francisco, único destino alagoano a fazer parte do Projeto Experiências do Brasil Rural.

E como o inverno está indo embora, que tal aproveitar o último fim de semana de agosto pode reservar belas surpresas para quem quiser conhecer algo novo. Na região serrana existem locais de tirar o fôlego e ainda desconhecidos para a grande maioria dos alagoanos. Apesar disso, esses locais, aos poucos, começam a ganhar importância no cenário turístico.

No pequeno município de Boca da Mata, por exemplo, dois pontos chamam a atenção pela beleza: a Fazenda Guadalupe e o Banho Azul. A Fazenda Guadalupe, em Boca da Mata, fica um pouco afastada da área urbana. Saindo de Maceió, seus 82 km podem ser percorridos em pouco mais de uma hora. Vai pegar a BR-316 e depois a AL-105 e AL-215. No povoado do Rato vai em direção a Fazenda. E aí se chega ao local ideal para se conectar com a natureza ao som de muitas bicas de água, que formam piscinas naturais de cor azul e de incrível beleza.

O ambiente possui estrutura com banheiro, área para camping e espaço gourmet, nesse caso a reserva é feita atualmente apenas para grupos de pessoas. Tem também guia que pode te levar pelas trilhas e biólogos, já que a fazenda tem uma enorme quantidade de pássaros silvestres, além de pequenos animais. Atualmente a Fazenda Guadalupe funciona apenas por agendamento.