Turismo

Cachoeira do Ximenes mistura história e exuberância na Serra da Barriga

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 19/08/2023 08h44 - Atualizado em 19/08/2023 15h47
Cachoeira do Ximenes mistura história e exuberância na Serra da Barriga
Cachoeira do Ximenes, em União dos Palmares - Foto: Divulgação

União dos Palmares é um dos municípios com maior importância do turismo histórico e cultural de Alagoas, afinal a Serra da Barriga, abrigou e continua abrigando o Quilombo dos Palmares, maior território quilombola do Brasil durante mais de um século, que servia de ponto de encontro para escravos fugitivos de todo o Nordeste. Mas ao lado da história, apresenta também belezas naturais indiscutíveis em torno da sua região serrana. E quem não resiste a um bom banho de cachoeira, unido a aventuras e belezas incontáveis, a quase desconhecida cachoeira do Ximenes, é um daqueles lugares que vale a pena conhecer.

Localizada no Sítio Ximenes, a 18 km do centro de União dos Palmares, que fica a menos de 100 km de Maceió, essa cachoeira é cercada de histórias importantes, já que fica bem próxima à famosa Serra da Barriga. Certamente, quem já subiu a serra para visitar a área do Parque dos Quilombos, já ouviu falar da cachoeira, mesmo estando fora do roteiro turístico das agências receptivas.

O local, que oferece aos visitantes uma paisagem natural no meio da Mata Atlântica, oferece também seu grau de dificuldade. Os visitantes devem estar dispostos a encarar uma trilha não fácil de se percorrer. O trajeto até a cachoeira é de difícil acesso, mesmo valendo muito a pena. No caminho o visitante vai encontrar muito verde, e se der sorte, até animais. É uma caminhada de 45 minutos, cheia de subidas e descidas, portanto não recomendado para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

Na verdade, é para aventureiros, amantes das trilhas e de longas caminhadas. Mas chegando lá os visitantes irão se deparar com uma vista incrível e um banho na água gelada da cachoeira, que no fundo recompensa todo o esforço. E quem gosta de uma aventura mais radical, as pedras são bem legais para a prática do rapel. Tem gente que vai até de moto até lá, mas não é correto, pelo barulho.

No final da longa caminhada, todos poderão desfrutar da sua fauna e flora, além de sentir o ar puro que o local proporciona, antes de desfrutar das águas da cachoeira. Levar muita água, passar protetor solar, independente da época, ir de boné ou chapéu e levar algum lanche. E não deixar nenhum lixo na região.