Turismo
Chef Verônica Inojosa ganha destaque com a culinária criativa do restaurante Villa Milagres
Recentemente o restaurante, localizado em Porto da Rua, foi incluído na lista exclusiva do TripAdvisor entre os 10 por cento dos melhores do mundo
Verônica Inojosa Uchoa é chef de um dos restaurantes mais badalados da Costa dos Corais, o Villa Milagres, em Porto da Rua, São Miguel dos Milagres, incluído recentemente numa lista muito exclusiva do TripAdvisor entre os 10 por cento dos melhores do mundo. O Villa conquistou admiradores e amantes da boa culinária entre turistas e alagoanos apaixonados pela culinária criativa da chef, que tem uma história toda voltada para a criação, já que desde criança processos criativos fazem parte da sua vida.
Tudo começou com o balé. Após muitos anos de dedicação como bailarina, passou a dar aulas, produzindo coreografias, cenários e figurinos. Em outros momentos, mergulhava em desenhos, quadros e pinturas, que ganharam espaços na residência da família. E foi a partir desse processo criativo, desenvolvido ao longo do tempo, que despertou o interesse pela gastronomia.
Para ela, a comida, além do sabor, desperta memórias emocionais e afetivas. Verônica lembra como a mãe cozinhava, e ia para a cozinha, momentos em que aprendeu muito do que traz hoje nas receitas, como é o caso do molho do “Filé dos Deuses”. Na realidade, herdou uma veia criativa. Quando começou a realizar os almoços de domingo, com pratos exclusivos e autorais, a família e amigos próximos sempre elogiavam, sugerindo que estava pronta para ser chef do próprio restaurante.
Depois disso, passou a sonhar em compartilhar as criações gastronômicas com outras pessoas. Então, com o marido, o empresário Murilo Uchoa, o sonho foi se transformando em realidade. Começaram a pesquisar, planejar e, com muita dedicação, conseguiram reunir os recursos necessários para o restaurante. E encontraram o lugar perfeito, São Miguel dos Milagres, local que passou a ser a segunda casa, a Villa Milagres.
Enquanto isso, começou a desenvolver o menu, com bastante atenção na escolha de cada componente, de modo a criar um conceito único, misturando elementos tradicionais e contemporâneos da cozinha nacional. Verônica usa desde a abertura ingredientes frescos e locais, sempre que possível, para garantir sabores autênticos e sustentáveis.
Por exemplo: a macaxeira, doce de goiaba, tomate seco e alho defumado são produzidos por ela, a partir das plantações e colheitas feitas na fazenda da família, com o uso de fogão à lenha e máquinas específicas de desidratação e defumação. Além disso, produzem o mel de engenho, licor de cajá, licor e geleia de brinco de viúva - fruta também conhecida como “jamelão” -, e a famosa carne de jaca, que destacou a casquinha e o bolinho de jaca no cardápio de entradas.
A Villa Milagres conta a história do casal, desde a criação dos pratos até a ornamentação. O restaurante é decorado com autenticidade e elegância, com obras de arte feitas pela própria Verônica, que também é artista plástica.
``Para mim, é como um espetáculo de balé: as portas se abrem, nosso elenco recepciona o público, à medida que, nos bastidores, a comida é preparada nos mínimos detalhes, até ser levada ao cliente, momento em que o espetáculo começa, ao cativar o paladar e o coração das pessoas´´, revela a chef.
Foi assim, com o “boca a boca”, que se espalhou rapidamente, mostrando que esse novo conceito de restaurante emocionante oferece experiências gastronômicas únicas. A história do início da Villa Milagres ilustra a importância da paixão pela arte de criar, que resgata lembranças afetivas por meio de comida de verdade, produzidas com comprometimento e excelência.
``Mais do que isso, revela que, apesar dos grandes desafios, o amor, a coragem e a perseverança são capazes de transformar a realidade, principalmente quando temos ao lado alguém que acredita nos nossos sonhos. Esse é um pedacinho da nossa história que você pode conhecer no Ateliê Gourmet Villa Milagres´´, finaliza a chef.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha