Turismo

Como a empresa Maceió Mar Empreendimentos se tornou o maior grupo hoteleiro de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 25/07/2023 11h00
Como a empresa Maceió Mar Empreendimentos se tornou o maior grupo hoteleiro de Alagoas
Ipioca Residence, maior empreendimento hoteleiro-imobiliário - Foto: Divulgação

Se o hotel Jatiúca, que abriu suas portas em 1979, surgiu antes mesmo do destino turístico, no caso, Maceió, fazendo com que a capital alagoana entrasse no roteiro do turismo nacional, falar do surgimento da hotelaria na orla de Maceió, além de falar da praia de Ponta Verde, considerada um dos cartões postais, é também falar do Maceió Mar Hotel, projeto visionário e sonho realizado pelo empresário Luiz Vasconcelos, o Lula, falecido recentemente. Empresa pertencente ao grupo MME, que se tornou o maior grupo hoteleiro alagoano.

Nos anos 60 o local era conhecido como a Praia das Acanhadas, porque era procurada pelas tímidas jovens da sociedade que queriam se banhar sem serem vistas. O nome atual foi herdado do Sítio Ponta Verde, que ficou conhecido em todo o Brasil por causa de um coqueiro de aparência inusitada, o Gogó da Ema, assim chamado porque era parecido com o pescoço de uma ema. O até hoje famoso "Gogó da Ema", embora não exista mais, marcou época como símbolo de Maceió e seu nome está numa praça no bairro.

Do acidente geográfico, de uma ponta de terra adentrando o verde mar, surgiu o nome Ponta Verde. Ponta vem de terra, que avança pelo Oceano Atlântico, e o verde devido a imensa quantidade de matagal e coqueiros que existiam no local. Hoje a Ponta Verde é um dos bairros mais movimentados e de melhor infraestrutura de Maceió, caracterizado por reunir os melhores restaurantes e hotéis do litoral alagoano, além dos edifícios mais luxuosos da orla.

E tudo começou com o sonho de Hélio Vasconcelos, empresário memorável e que deixou seu nome registrado na história. Foi sempre reconhecido como um empresário empreendedor e de muita visão. Ele via na Praia Ponta Verde, bairro na qual morou e criou todos os seus filhos, o coração de Maceió. Ele queria um hotel que possibilitasse aos turistas uma visão perfeita da orla, no qual turistas pudessem acordar e ver o maravilhoso mar. Com a ajuda do arquiteto Mário Aloísio e especialmente do seu filho mais novo, Luiz Vasconcelos, o Lula, nasceu o Maceió Mar.

Em 18 de novembro de 1989, Maceió ganhou o mais moderno e visionário hotel quatro estrelas, o único com sua esquadria de vidros e com todos os apartamentos frente ao mar. O Maceió Mar Hotel veio marcando o crescimento do turismo com um projeto moderno e arrojado. Infelizmente, um ano após a inauguração do hotel, Hélio veio a falecer, assumindo assim a gestão do empreendimento seu filho, Luiz Vasconcelos. Lula, como era conhecido, e que faleceu em 2019, deixou uma gestão eficiente, da terceira geração da família.

E foram 35 anos, desde a inauguração do Maceió Mar Hotel, para que o Grupo Maceió Mar Empreendimentos se tornasse a maior bandeira hoteleira genuinamente alagoana, sem fazer parte de nenhum dos grandes grupos internacionais do setor presentes em Alagoas. Com a entrega pelo grupo dos 128 novos quartos do último bloco do Ipioca Beach Residence, na Praia de Ipioca, a rede chegou aos 935 quartos, número que deve ultrapassar os 1.200 ao final deste ano com a inauguração prevista do Maceió Mar All Inclusive Resort.No caso do complexo hoteleiro de Ipioca do MME, por exemplo, a estratégia e visão definida pelo fundador Luiz Vasconcelos foi executada pela nova geração da família formada pelos filhos Milton, Adriana, Luiz André e Luiza Vasconcelos, que seguiram rigorosamente os detalhes do projeto idealizado pelo pai, como a construção do boulevard de 700 metros quadrados que dá acesso à praia. Falecido há três anos, seus projetos tiveram a continuidade pelos seus filhos e esposa, além da equipe do MME, e hoje configuram como o maior empreendimento turístico e imobiliário de Alagoas e o segundo maior do Nordeste.