Turismo

Em menos de um ano o Mercado das Artes já se transformou no novo cartão postal em Maceió

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Hoje 23/07/2023 09h48 - Atualizado em 23/07/2023 10h56
Em menos de um ano o Mercado das Artes já se transformou no novo cartão postal em Maceió
Matheus Vilela, diretor do Mercado das Artes - Foto: Assessoria

O histórico bairro do Jaraguá por si só já é um ponto turístico há muito tempo, com muitas e belas construções antigas, como a prédio da Associação Comercial e uma vida noturna bastante agitada os fins de semana. O que faltava era reunir artesanato, música ao vivo, oficinas de arte, apresentações culturais e gastronomia à beira-mar em um único lugar. Assim, neste bairro carregado de cultura, criatividade e inovação, surgiu, a pouco menos de um ano, o Mercado das Artes, que se transformou num novo cartão postal da capital, levando turistas e locais para passeios dominicais apresentando uma incrível variedade e oportunidades especiais em suas lojas.

O Mercado das Artes 31, complexo que reúne artesanato, decoração, gastronomia, música e turismo, oferece lojas especializadas em decoração e arte, com dezenas de locais com peças exclusivas assinadas por artistas plásticos de todo país. O local, que reúne em suas lojas de decoração e artigos para todos os ambientes, como quadros, peças em cerâmica, itens em palha, toalhas, caminhos de mesa e jogos americanos bordados, esculturas e peças de madeira, vem atraindo milhares de turistas e conterrâneos para apreciar o artesanato alagoano e nordestino com peças que expressam muito bem a cultura e a história de Alagoas e de seu povo, promovendo uma verdadeira imersão na cultura alagoana e nordestina.

Com ampla estrutura, localizado dentro de um galpão centenário, o local caminha para se tornar um modelo de centro cultural, já que não se restringe à comercialização de artesanato. Como por exemplo a ideia, já em execução e aspirando uma expansão na programação, o Mercado das Artes 31 conta, atualmente, com uma programação cultural extensa. Assim é possível apreciar música ao vivo aos finais de semana, apresentações culturais e até mesmo oficinas de artesanato.

Para o diretor do Mercado das Artes 31, Matheus Vilela, o espaço vem para somar aos atrativos turísticos já instalados em Maceió. “A ideia principal foi trazer um novo espaço para o artesanato e para a cultura alagoana como um todo. O objetivo foi de transformar o nosso equipamento em um dos principais pontos turísticos da cidade, mas também em um ponto de lazer para todos os alagoanos”, destaca o empresário.

No novo espaço é possível encontrar opções de souvenirs, presentes, produtos da cultura local, itens de decoração artesanais à base de palha, barro e cerâmica; vestuário de moda praia, acessórios e muito mais. Na praça de alimentação, a gastronomia nordestina é o ponto forte, oferecendo opções para lanches, almoço e jantar, que vão desde o tradicional café regional com cuscuz e macaxeira, passando pelo caldo de cana com pastel de feira, sanduíches, crepes ou até mesmo pelo delicioso acarajé baiano. Além disso você encontra também empórios com cachaças artesanais, doces, castanhas e salgados regionais, e restaurantes diferentes com pratos tradicionais nordestinos como sarapatel, rabada, arrumadinho de charque e pratos à base de frutos do mar.