Turismo

Cachoeira da Escadinha é uma das atrações de Mar Vermelho

Município tem diversas nascentes de água, riachos e rios

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 15/07/2023 09h35 - Atualizado em 18/07/2023 16h40
Cachoeira da Escadinha é uma das atrações de Mar Vermelho
Cachoeira Escadinha é rodeada de pedras com formatos diversos, extensos e queda d’água de porte pequeno - Foto: Edilson Omena

Aproveitando a trégua das chuvas para o fim de semana e os próximos dias, que tal fazer uma pequena viagem até Mar Vermelho, na região serrana “A Suíça Alagoana”. A convite do prefeito André Almeida, e tendo como guia o secretário de Turismo, Josué Marcos, a reportagem da Tribuna Independente esteve visitando a famosa cachoeira, formada pelas águas dos rios São Miguel Preto, que virou meta do turismo ecológico e de aventuras nos últimos anos.

O município de Mar Vermelho é constituído por diversas fontes, nascentes de água de variadas propriedades e qualidades, riachos e rios. O mais importante deles é o Rio São Miguel, também conhecido como Rio Preto, devido à sua coloração escura.

O rio São Miguel nasce em Mar Vermelho e foi o primeiro rio a ser descoberto no Brasil em 29 de setembro de 1501 pelos índios Caetés. Em sua extensão pelo território, o rio forma algumas cachoeiras e poços, propícios e destinados a visitação e banhos, a exemplo do Poço do Caboclo, Poço do Gato e Cachoeira Escadinha.

PEDRAS

A Cachoeira Escadinha é rodeada de pedras com formatos diversos, extensos e queda d’água de porte pequeno, e faz jus ao nome por seus aspectos que figuram degraus. É um ambiente tranquilo, em meio à natureza, rodeada de muitas formações rochosas. É ideal para trilhas, meditação, banho e diversão em família, com crianças e amigos. Fica localizada dentro do sítio Ferreiros e possui grau de dificuldade médio, com mais uma hora de caminhada para chegar

Mas Mar Vermelho reserva outros atrativos. A nascente da Serra da Vigília, no sítio Carrapato, banha algumas localidades da região, alimenta barragens e junto a outras nascentes formam uma grande correnteza de água que origina também a Cachoeira do Boi. É um cenário digno de contemplação, com queda d’agua de porte médio.

A cachoeira tem seu nome ligado ao acidente de um boi das muitas fazendas próximas. O ambiente tem um panorama deslumbrante de mata e vegetação nativa nas proximidades do sítio Cajaíba. Um local para belos registros, trilhas mais pesadas, aventuras e registros incríveis.