Turismo

Vídeo: com programação multicultural e ações de acessibilidade, São João de Maceió atrai turistas e alagoanos

São quase três mil artistas espalhados por polos montados pela prefeitura, além de espaços exclusivos da cultura nordestina

Por Lucas França com Tribuna Hoje 27/06/2023 11h46 - Atualizado em 29/06/2023 14h03
Vídeo: com programação multicultural e ações de acessibilidade, São João de Maceió atrai turistas e alagoanos
Festa movimenta economia e atrai turistas de todas as regiões do País - Foto: Edilson Omena

Com uma programação multicultural e diversificada, o São João de Maceió, o maior do litoral do Brasil, o Massayó, Sol... Mar & Forró, vem atraindo turistas de todas as regiões do país que ficam encantados com as belezas naturais e o clima festivo em vários polos montados pela Prefeitura de Maceió com uma programação de quase três mil artistas locais e nacionais.

Giulia Berg, turista de Recife, gostou tanto do São João de Maceió que voltou este ano sem nem pensar em outras opções. “Vim ano passado, no primeiro ano da festa por aqui e achei muito boa. A organização está de parabéns. Uma programação diversificada que agrada a todos os públicos’’, comentou.

Mas não são só os shows que vão animar o público durante o mês de junho. A Prefeitura de Maceió montou um espaço bem charmoso, a Vila Massayó, um local temático de São João aberto à população durante todo o mês e localizado no estacionamento do Memorial da República, no bairro de Jaraguá. Giulia aproveitou para registrar algumas imagens para as redes sociais.

“Estou encantada com a festa, estou encantada com este espaço. Ano passado eu vim e não tinha, é algo exclusivo e ficou muito legal. Eu trabalho com turismo também e percebo que a cidade cada vez tem mais coisas para a gente vir ou trazer os clientes. E essa vila remete ao São João, ao Nordeste, é muito interessante’’, pontuou a turista.

A Vila Massayó é promovida pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) e vai reforçar com iluminação especial o clima de um das épocas mais esperadas da cultura maceioense e nordestina. O local tem tudo que as comemorações pedem: casa da fazenda, casa do matuto, igrejinha para o casamento matuto, fogueira gigante 3D, barraca do beijo, milharal e área kids.

Quem passa pelo bairro histórico pode observar elementos da cultura nordestina espalhados em vários locais.

Vila Massayó, um local temático aberto à população no bairro de Jaraguá (Foto: Secom Maceió)



ATRAÇÕES


As atrações no polo Carlos Moura, no bairro histórico Jaraguá, marcaram a noite de turistas e maceioenses que desde o primeiro dia lotam o local da festividades.

O alagoano Airton Souto Maior, morador da capital alagoana, disse que conhece os maiores São Joãos do Nordeste e afirma que o de Maceió não deixa nada a desejar. “Uma programação diversificada para todos os gostos e públicos, unindo toda a cultura nordestina. Sem contar na estrutura que é grandiosa, muita segurança para o cidadão. Já estive em outros São Joãos famosos no Nordeste e o de Maceió sem dúvida é um evento que não fica para trás. De fato somos o maior do litoral do Brasil. Então quem chega aqui não vai se arrepender. Venham conhecer essa festa e curtir as belezas naturais do nosso estado’’, convidou.

Os turistas e maceioenses que forem ao Jaraguá para curtir o São João encontrarão uma estrutura completa para proporcionar uma experiência segura e agradável. Entre os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Maceió estão: espaço com posto médico, achados e perdidos, iluminação temática, Vila Iluminada e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A equipe técnica do CAT estará à disposição das 19h às 22h, oferecendo informações sobre os atrativos turísticos da cidade em português, espanhol, inglês e libras.




INCLUSÃO SOCIAL

Assim como no ano passado, a Prefeitura de Maceió anunciou uma série de ações de acessibilidade voltadas para pessoas com deficiência (PCD). Durante todos os dias de festas no polo Carlos Moura, no Jaraguá, e demais polos espalhados pela capital, as pessoas com necessidades especiais poderão curtir os festejos de forma tranquila, mas com inclusão.

Essas pessoas contam com equipe de apoio para PCD: profissionais capacitados estarão presentes em cada polo, prontos para oferecer assistência e orientação aos participantes com deficiência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; camarote inclusivo e front stage: o polo do Jaraguá contará com um camarote inclusivo para PCD e front stage nos demais polos; sinalização facilitadora: foram instaladas sinalizações especiais nos polos, indicando rotas acessíveis, áreas de descanso e locais adaptados. Essa medida visa auxiliar e orientar as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências visuais, garantindo que elas possam desfrutar plenamente das festividades; fones redutores de ruído: em pontos estratégicos nos polos, proporcionando maior conforto auditivo para as pessoas que necessitam de um ambiente menos ruidoso; banheiros acessíveis em todos os polos, equipados com estrutura adequada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, garantindo uma experiência agradável durante as festas e totens informativos em braile e QR Code com audiodescrição estarão presentes nos polos, fornecendo informações relevantes para pessoas com deficiência visual e cegos. Esses totens estarão estrategicamente posicionados, facilitando o acesso às informações sobre a programação do evento, atrações, serviços e outras orientações importantes.

Jorge de Mário, que estava com seu filho de oito anos, que é cadeirante, parabenizou não só a programação, mas as ações de acessibilidade e inclusão social. “Parabenizo porque foi pensando em todos os públicos. Meu filho é cadeirante e temos essa dificuldade para irmos em eventos, principalmente em show, mas com este espaço podemos curtir como todo mundo de forma tranquila’’, disse Mário, que esteve no evento na primeira noite com toda a família.

Quem também esteve no camarote do PCD e parabenizou toda estrutura foi o turista de Paulo Afonso, na Bahia, Aires Miguel, de 16 anos. “Que festa incrível, é minha primeira vez no São João de Maceió e estou muito feliz com a acessibilidade e com a estrutura no geral. Vim hoje [sexta-feira, 23], mas acredito que estarei aqui nos outros dias’’.

O cadeirante Eduardo Aprígio falou da importância do espaço para as pessoas que assim como ele têm mobilidade reduzida. “Seria tão bom que em demais eventos, não só os da Prefeitura, mas também os privados, pensassem em todos os públicos, que coloquem estruturas que comportem a nós, que nos incluam em suas pautas’’.