Turismo

Filé do Zezé Jatiúca é elogiado no Brasil inteiro a mais de 35 anos como o melhor filé de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 21/06/2023 12h14 - Atualizado em 21/06/2023 12h18
Filé do Zezé Jatiúca é  elogiado no Brasil inteiro a mais de 35 anos como o melhor filé de Alagoas
O tradicinal prato é servido no Filé do Zezé - Foto: Divulgação

A gastronomia alagoana continua em alta nos comentários de turistas nas principais plataformas, sites e revistas especializadas. Desde os anos 50, com o famoso Camarão Bar das Ostras, que ganhou fama e projeção nos anos 80, muitos novos pratos foram elevados à categoria de sublime para os bons entendedores. Como em culinária a tradição conta, e muito, pois o verdadeiro sabor é mantido, um prato voltou à ribalta em Maceió. Elogiado há mais de 35 anos por personalidades, chefs de cozinha, turistas e simples clientes locais, como “o melhor filé de Alagoas”, o Filé do Zezé Jatiúca é ainda o verdadeiro local em Alagoas que mantém o autêntico e nobre filé com queijo coalho como carro chefe de seu cardápio.

Macio e no ponto perfeito, o filé duplo, com boas e valorosas gramas de carne de primeira, servido também na versão coberta com queijo coalho, é o grande carro-chefe da casa localizada na Jatiúca. Segundo o jornalista Claudio Bulgarelli, que escreveu um livro sobre a História da Culinária Alagoana, o ``filé do Zezé já faz parte do patrimônio gastronômico alagoano´´. E nos últimos 10 anos a casa da Jatiúca trouxe à tona o tradicional prato, sobretudo, após o falecimento de seu Zezé.

Para o chef de cozinha do Filé do Zezé, com o objetivo de manter a tradição, tudo começa com a escolha e corte da carne. Existe uma técnica própria para executar o corte e limpeza das peças, além de dominar o ponto exato na churrasqueira para garantir um churrasco macio, suculento e saboroso.

Sucesso entre os frequentadores locais e turistas, o Filé do Zezé, que mantém um variadíssimo cardápio que lhe garante o título de 4 em 1 como restaurante, bar, petiscaria e pizzaria, mantém o filé com queijo coalho uma tradição, pois quando chega à mesa, além do sabor original, revela também uma exclusividade, que ganha comentários positivos no mínimo a 35 anos.