Turismo
Praia do Patacho recebe renovação do título internacional de sustentabilidade 'Bandeira Azul'
Certificação é concedida pela terceira vez consecutiva ao município após um trabalho conjunto com o Governo de Alagoas
A Praia do Patacho, localizada no litoral Norte de Alagoas, reafirmou o status de destino sustentável e conquistou a renovação do título internacional de sustentabilidade “Bandeira Azul”. A praia da cidade de Porto de Pedras receberá o título 2023/2024, concedido pelo terceiro ciclo consecutivo pelo Instituto Ambientes em Rede.
A Bandeira Azul é um selo internacional concedido anualmente a praias e marinas que atendem a critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, educação ambiental e serviços oferecidos aos visitantes. Para conseguir o título, é necessário seguir uma série de indicadores que são analisados sob rigorosos critérios estabelecidos pela ONG europeia Foundation for Environmental Education (FEE) em um documento de 62 páginas.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a renovação é resultado do esforço conjunto de toda a gestão pública, comunidade local e do setor turístico. “O Programa Bandeira Azul trouxe um reconhecimento merecido do compromisso em preservar e promover o destino. É com muito trabalho, empenho e também parceria entre estado e município, que conseguimos manter esse status da Praia do Patacho, que hoje é considerada um case de sucesso para outras cidades que buscam a certificação", afirmou a secretária.
Em todo o país, das 26 praias que conquistaram a certificação do ciclo 2022/2023, cinco estão no Nordeste: três na Bahia, uma no Ceará e uma em Alagoas. Para permanecer com o título, é necessário realizar coletas quinzenais para garantir a qualidade da água, promover ações de educação ambiental com a comunidade, estabelecer um comitê de gestão da praia, promover diversas ações de manutenção e limpeza da praia, além de várias questões administrativas.
A renovação do Programa Bandeira Azul para a Praia do Patacho reafirma o compromisso de Alagoas em desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável. É um incentivo para os turistas que buscam destinos que valorizam a preservação ambiental e oferecem experiências autênticas e conscientes.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha