Turismo

Cachoeira do Vai Vem, em Água Branca, é destino turístico no Sertão

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 10/06/2023 09h24 - Atualizado em 11/06/2023 09h30
Cachoeira do Vai Vem, em Água Branca, é destino turístico no Sertão
Cachoeira se destaca pelas águas límpidas, pequenas corredeiras e belas paisagens - Foto: Reprodução

Distante pouco mais de 300 km de Maceió, o município de Água Branca, no sertão alagoano, guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais formidáveis de Alagoas, com belas igrejas datadas do século XIX, além da casa que pertenceu ao Barão de Água Branca. Os casarões se concentram no centro da cidade, em volta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, considerada uma das mais bonitas de Alagoas.

No seu interior existem pinturas realizadas por artistas portugueses trazidos pelo Barão de Água Branca. E depois de um banho de história visitando os casarões históricos, que tal subir a serra e curtir o visual da região? Lá no alto, a 730 metros de altitude se chega ao mirante.

Mas para quem gosta de trilhas, o município não deixa nada a desejar, pois tem diversas, entre elas a trilha da Cachoeira do Vai Vem, que se destaca pelas águas límpidas, pequenas corredeiras e belas paisagens.

Tranquilidade


A cachoeira possui um volume de água pequeno, fazendo com que o banho em suas águas não ofereça maiores perigos aos banhistas. E como não possui um volume de água tão alto, apenas 18 metros, o local proporciona banhos tranquilos em suas águas, com menos riscos de acidentes, tornando o ambiente ideal para um bom passeio em família.

Para se chegar até a cachoeira é necessário fazer um percurso de mais ou menos uma hora, sempre com lindas paisagens como plano de fundo. Melhor é ver um guia local para fazer a trilha, pois ela ainda não está sinalizada. E é bom saber que Cachoeira Vai Vem, que fica ativa durante os meses de junho a agosto, recebe visitas às sextas, sábados e domingos.

Portanto a Cachoeira Vai Vem, em Água Branca, no Sertão alagoano, apesar da distância, reserva cenários incríveis. O local possui uma trilha com alguns percalços que exigem certo esforço físico. Contudo, as águas frias da queda d’água são uma recompensa pelo caminho percorrido.