Turismo

Cinco praias entram no roteiro turístico após abertura de clubes praianos

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 06/05/2023 09h15 - Atualizado em 06/05/2023 15h51
Cinco praias entram no roteiro turístico após abertura de clubes praianos
Praia do Marceneiro possui coqueirais, água quentinha e transparente, além de diversas piscinas naturais - Foto: Divulgação

A segunda parte da reportagem especial sobre as praias mais badaladas do Litoral Norte durante a alta temporada, inclui três praias, que mesmo sendo conhecidas, passaram a entrar no roteiro do turismo depois da abertura de pousadas e clubes de praia.

Uma delas, urbana, ainda em Maceió, no caso a Praia de Ipioca, considerada a mais bela da capital, pelo aspecto deserto, que passou a ser bastante procurada, sobretudo, depois dos receptivos e abertura de pousadas e hotéis; uma praia na região metropolitana, a de Sonho verde, em Paripueira, que também entrou no circuito do turismo depois da abertura de um beach club e uma, quase na divisa com Pernambuco, a Peroba, que ganhou repercussão internacional depois do investimento de empresário português em um receptivo.

Ipioca, considerada por muitos a praia mais bela de Maceió, ganhou mais notoriedade depois da abertura do Hibiscus e mais recentemente do Beach Club Corais e do Ipioca Beach Resort.

Tem trechos desertos, piscinas naturais e marca o início da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior e mais importante parque marinho federal, que nasceu, sobretudo, para abrigar filhotes abandonados e órfãos do peixe-boi- marinho, mamífero em via de extinção, que pode ser observado ao longo das praias da região e no Santuário do Peixe Boi, no Rio Tatuamunha.

Sonho Verde

A Praia de Sonho Verde, que já é mais famosa do que o próprio município, neste caso Paripueira, por muito tempo abrigou somente condomínios para os ricos de Maceió.

Nos últimos anos começou a atrair o turismo bate e volta com a abertura da Fazenda Fiore, espécie de resort que mistura clube de campo, restaurante e pizzaria e até pousada e mais recentemente com a abertura do Anauê, clube de praia que reúne área de lazer, piscinas infantis e uma culinária bastante elogiada.

A Praia de Marceneiro, em Passo do Camaragibe, mesmo com muitas pousadas famosas, como a Paru Boutique, lojas de estilistas que ganharam fama internacional, como é o caso da lojinha de Martha Medeiros, bons restaurantes e muitos condomínios, ainda é pouco explorada.

Praia do Riacho seria a mais bela da Rota Ecológica

Praia de Marceneiro é uma excelente opção para descansar depois de uma longa semana de trabalho. O povoado do Marceneiro possui praias paradisíacas de areia branca, coqueirais, água quentinha e transparente, diversas piscinas naturais e várias atrações nos seus arredores. Com a fama do Réveillon dos Milagres e a Capela dos Milagres, ambos no Marceneiro, no Passo de Camaragibe, a praia ganhou fama internacional.

A Praia do Riacho, em São Miguel dos Milagres, que é considerada por muitos a mais bela de toda a Rota Ecológica, tem mar que varia do azul ao verde, calmo com presença de recifes de corais e piscina naturais na maré baixa, onde se pode ver peixes coloridos, alguns crustáceos e vegetação marinha.

Era uma praia pouco frequentada pelo turismo, mas com a chegada de um clube de praia e muitos condomínios, e pelo acesso fácil para chegar, partindo do povoado Riacho, entrou no roteiro e foi uma das mais procuradas na alta temporada.

A praia tem uma paisagem maravilhosa, com muitos coqueirais, pequenos riachos que desaguam no mar e ótima para longas caminhadas. Tem uma boa estrutura de bares, com cadeiras, mesas e guarda-sol e pousadas e pousadas de luxo.

A praia de Peroba, norte de Maragogi, na divisa com Pernambuco, tem muitos coqueirais, águas claras e mornas, além de muitos corais no mar e, consequentemente, piscinas naturais na maré baixa.

O lugar não tem um comércio tão forte, por isso fica mais vazio do que a praia central da cidade, tornando-o ideal para quem deseja relaxar. Entrou no circuito nacional e internacional com a abertura do restaurante e receptivo Bamboo Lounge, do empresário português Gregório Cerqueira, que se tornou o maior divulgador da praia em Portugal.