Turismo
Ministro participa de sessão no Senado alusiva ao aniversário de Brasília (DF)
Carlos Brito destacou o apoio do governo federal ao desenvolvimento do turismo na capital do país, que completa 62 anos na próxima quinta-feira (21)

“O Ministério do Turismo está de portas abertas para ajudar Brasília a fomentar o turismo”. A declaração foi feita pelo ministro do Turismo, Carlos Brito, ao participar na manhã desta segunda-feira (18), em Brasília (DF), de sessão especial do Senado Federal em homenagem aos 62 anos da capital federal. Inaugurada no ano de 1960 pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, a cidade completa mais um aniversário no próximo dia 21 de abril.
Carlos Brito manifestou o seu carinho por Brasília e destacou o variado potencial turístico da região. “Foi aqui, na capital do país, que pude realizar um sonho antigo: contribuir para a melhoria do nosso país. Graças ao presidente Jair Messias Bolsonaro e a sua gestão ética e incansável no trabalho, tenho a honra de ajudar o Brasil a olhar para a frente. Brasília agrega turismo cívico, cultural, de aventura, de natureza e gastronômico”, afirmou.
O ministro do Turismo também apontou a grande vocação da capital no segmento náutico. “O Lago Paranoá é um dos principais destinos do segmento no Brasil. É o maior lago artificial urbano da América Latina, com boas condições de navegabilidade durante os 12 meses do ano. Além disso, a capital conta com uma orla com excelente infraestrutura. Brasília está entre as cinco cidades brasileiras com maior visitação náutica, segundo o Ministério do Turismo”, frisou.
O ministro Carlos Brito ressaltou, ainda, a atenção do governo federal ao desenvolvimento do turismo local. “Brasília, na gestão do ministro (do Turismo) Gilson Machado Neto, passou a ser destaque em todas as feiras internacionais realizadas pela Embratur. E eu, quando presidente da Embratur, fiz questão de exaltar cada vez mais Brasília em todas as nossas feiras. A capital conta com apoio o irrestrito do Ministério do Turismo”, declarou.
A sessão desta segunda-feira também reuniu os senadores Izalci Lucas e Leila Barros, autores do requerimento de realização da homenagem; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, além de outros parlamentares, moradores pioneiros da cidade e integrantes de representações diplomáticas, entre outras autoridades.
BRASÍLIA
Primeiro conjunto urbano do século XX reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1987, Brasília resulta da junção entre o projeto urbanístico de Lucio Costa e a moderna arquitetura de Oscar Niemeyer. A cidade, com um peculiar formato de avião, abriga espaços públicos singulares, como a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, além do desenho simétrico de suas superquadras residenciais do Plano Piloto.
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos