Turismo
Ministérios do Turismo e da Agricultura prorrogam seleção para o Projeto Experiências do Brasil Rural
Inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de abril; projeto prevê apoio técnico para estruturação de oito destinos e empreendimentos rurais do país
As inscrições de roteiros turísticos no projeto “Experiências do Brasil Rural” seguem abertas até o dia 3 de abril. Inicialmente previsto para encerrar nesta sexta-feira (01.04), o prazo foi estendido em dois dias para possibilitar a conclusão de inscrições no fim de semana. A 2ª edição da iniciativa vai selecionar oito roteiros rurais das cadeias agroalimentares do café, cachaça, farinha de mandioca e mel.
Clique AQUI para se inscrever.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca a relevância do projeto para o desenvolvimento do turismo rural no país. “Os atrativos rurais do nosso país, que é referência mundial no setor agrícola, têm um enorme poder de atrair visitantes, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e renda. Estruturar e fortalecer este segmento é fundamental para o desenvolvimento do turismo rural no país”, afirma.
O “Experiências do Brasil Rural” é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e de serviços da agricultura familiar no mercado turístico, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural.
Iniciado em 2021, em seu primeiro ciclo, o projeto também apoiou oito roteiros: a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; e Ferradura dos Vinhedos e Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.
“O balanço não poderia ser mais positivo no sentido de agregarmos valor aos produtos e serviços desenvolvidos no meio rural, oferecendo uma alternativa de renda ao campo, e, ao mesmo tempo, possibilitando experiências únicas aos turistas, além de resgatar e promover o patrimônio cultural e natural destas comunidades”, aponta o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro.
CHAMADA PÚBLICA
Para participar da seleção, os representantes de roteiros precisam se ater a alguns critérios, entre eles a vinculação a pelo menos uma das cadeias agroalimentares priorizadas no projeto, possuir estabelecimentos da agricultura familiar e abranger no máximo dois municípios. O objetivo é selecionar pelo menos um roteiro por região brasileira.
O resultado parcial das propostas habilitadas será divulgado no dia 8 de abril. A divulgação do resultado final ocorrerá em 20 de maio, após o prazo de recursos administrativos, bem como a fase de classificação.
Para mais informações acesse o edital da chamada pública já disponível AQUI.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha