Turismo
Francês e Gunga são as praias de Alagoas mais procuradas no verão
A alta temporada está realmente no fim. As chuvas de março são o sinal evidente que o último feriado, aquele da páscoa, em abril, marca o início da quadra chuvosa e da baixa temporada. E dando continuidade para conhecer as 10 praias mais procuradas de Alagoas, chegamos ao Litoral Sul com duas pérolas que já foram consideradas as mais bonitas do Brasil, a praia do Francês e Gunga. As outras duas, Duas Barras, em Jequiá da Praia, sobretudo, pela presença do complexo Dunas de Marapé e Pontal do Coruripe, estão no roteiro há muitos anos. E se junta ao quinteto das mais procuradas, uma praia deserta, Jacarecica do Sul, que com suas altas falésias coloridas entrou definitivamente no roteiro das agências de turismo receptivo.
Descoberta antes mesmo de 1500, quando os franceses atravessaram o oceano para fazer escambos com os Caetés, índios que habitavam essa parte do território na época das grandes navegações, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, voltou a ocupar seu status de praia top e continua sendo um dos mais belos cartões postais do Brasil. É uma praia que agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com águas cristalinas que esbanjam calmaria e sossego e do outro, uma área mais badalada com ondas radicais para a prática do surf e outros esportes, além de muita animação.
Entra ano e sai ano, entra verão e sai verão, a praia do Gunga, no município de Roteiro, com acesso pela AL 101 Sul, ao lado do Mirante do Gunga e acessível via mar e pelo rio São Miguel, partindo do cais de Barra de São Miguel, continua sendo a praia uma das mais bem avaliadas de Alagoas. Na verdade, desde os anos 90 é que a praia é considerada umas das mais bonitas do Brasil. Apesar da urbanização, com estrada e muitos bares, a praia ainda mantém um ar bastante selvagem. Cercada por milhares de coqueirais, possui de um lado o mar calmo, muito azul, e na outra extremidade a lagoa do Roteiro. Apesar de proporcionar um total relaxamento com a brisa do mar, a praia também reserva outras atrações. Em direção ao sul você pode se deparar com belíssimas falésias de areia colorida esculpidas pelo vento. Mas antes de descer para a praia, você pode dar uma subida no Mirante, que tem uma vista privilegiada de toda a região e, sobretudo, da praia e da cidade de Barra de São Miguel com seus arrecifes. O visual é incrível, pois se vê de um lado da península as falésias do Gunga, do outro a Barra de São Miguel e até mesmo Maceió ao fundo.
Jacarecica do Sul tem falésias avermelhadas com até 20 metros
A Praia de Jacarecica do Sul está localizada a cerca de 60 km de Maceió. Tem grandes atributos, por ser isolada e também por ser uma das mais de Alagoas, pois o seu visual é extraordinário, com suas falésias avermelhadas com até 20 metros de altura, contrastando com o mar de águas límpidas e areia clara. E bem ao lado, tem uma também uma lagoa de água doce. O acesso é feito por um passeio conhecido como Circuito Pau de Arara, através das Dunas de Marapé, de micro-ônibus saindo de Maceió ou caminhando, saindo da praia do Gunga.
Jequiá da Praia é um dos municípios alagoanos com a maior diversidade de ambientes naturais, com destaque para a foz de rios, como o Jequiá e o Poxim; lagoas, como a de Jequiá, a maior de água doce de Alagoas e a Lagoa Azeda; arrecifes; matas; mangues; dunas; falésias, como a de Jacarecica do Sul, coqueirais e praias como a de Pituba e Duas Barras. Todas essas atrações são consideradas oásis de tranquilidade, onde turistas de todo o país, levados por pequenas excursões que saem de Maceió, passam o dia, entre banhos de rio e de mar, passeio de barco, caminhadas por trilhas e almoço com comida regional.
Mas o maior referencial desse município é a região conhecida como Duas Barras, que é onde o litoral sul alagoano também revela suas “pérolas do Atlântico”. Essa localidade, que na verdade é um pequeno povoado que tem algumas pousadas e o complexo turístico ecológico Dunas de Marapé, revela o encontro do rio Jequiá com o oceano, formando duas barras. De um lado o morro com mata atlântica. Do outro o rio, as dunas de Marapé e o mar. No meio o povoado tem umas 100 casas, cinco pousadas, dois restaurantes, a pracinha e os barcos de pesca.
Por fim, a quinta praia mais procurada do Litoral Sul e a mais distante desta lista, Pontal do Coruripe. O povoado do Pontal, escondido no extremo sul de Alagoas, ainda não foi descoberto por boa parte dos turistas que lotam as outras praias de Alagoas. A 100 quilômetros da capital, a rústica vila preserva a paz e a tranquilidade em meio a enormes coqueirais que contornam o mar cristalino e as areias brancas, finas e desertas. O farol e os gigantescos recifes completam a paisagem intocada. Nos arredores de Coruripe estão outras belas praias, sempre salpicadas por coqueiros, caso das praias da Lagoa do Pau e de Barreiras, tão desertas quanto Flexeira, do Toco, do Poço e Miaí de Baixo e de Cima.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha