Saúde
Hospital da Cidade reforça atenção integral à saúde da população negra no Dia Nacional de Mobilização
Data reforça a importância da igualdade de acesso à saúde universal por essa parcela da população
O Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal da história de Maceió, celebra nesta segunda-feira, 27 de outubro, o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, reforçando a importância da equidade no acesso à saúde e a atenção integral a essa parcela da população.
Para o enfermeiro Tomaz Manoel Dju, mestre em terapia intensiva e natural da África do Sul, a data é uma oportunidade de refletir sobre avanços e desafios na promoção da saúde da população negra no Brasil. “Desde 2009, quando foi implementada a política nacional de atenção integral à saúde da população negra, foram traçadas estratégias preventivas que visam não apenas tratar doenças, mas promover equidade no acesso e no cuidado”, explica Dju, que atua no Hospital da Cidade.
Segundo o profissional, até então, grande parte das ações de saúde voltadas à população negra eram focadas apenas no tratamento de doenças já instaladas. “Para essa população, se desenvolvem muito mais doenças como anemia falciforme, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Cuidados preventivos são essenciais, porque é melhor prevenir do que tratar quando o quadro já está instalado”, acrescenta.
Ele explica ainda que a própria melanina, que dá a cor a pele, tem funções biológicas que podem influenciar a saúde. "Ela contribui, por exemplo, para uma maior tendência à vasoconstrição, o que aumenta o risco de hipertensão. Em outras palavras, pele bonita, resultado de séculos de adaptação e diversidade, também vem com um ponto de atenção quando falamos da nossa saúde cardiovascular", disse.

Dju pontua que a política nacional busca reduzir desigualdades sociais e raciais no acesso à saúde. “A população negra no Brasil é gigantesca e, dentro do sistema de saúde, precisamos garantir um cuidado integral, humanizado e holístico, priorizando prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida", frisou.
O Hospital da Cidade também tem reforçado seu papel de referência em atenção hospitalar humanizada e inclusiva. Neste mês, a unidade realizou uma grande mobilização em prol da saúde da mulher, oferecendo 1.200 exames de ultrassonografia, incluindo mama, abdômen e pelve, para pacientes reguladas pelo sistema Pronto da Secretaria Municipal de Saúde. A ação foi cuidadosamente planejada para garantir acolhimento, agilidade e atendimento humanizado, contemplando também as colaboradoras da unidade.
Além dos exames, foram distribuídos informativos sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da detecção precoce e da vacinação contra o HPV como medidas de prevenção. Gerido pela organização social Maceió Saúde, o Hospital da Cidade reforça o compromisso com qualidade, inovação e cuidado humanizado, mostrando que a atenção integral à saúde da população negra é uma prioridade no município.
Mais lidas
-
1Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
-
2Vem aí em 'Três Graças'!
Rogério Está Vivo? Mistério cerca a história do marido de Arminda
-
3Dia 30
Arapiraca celebra seus 101 anos de Emancipação Política com programação especial; confira
-
4Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




