Saúde

Oficina de Culinária na Pediatria do HGE ensina importância da alimentação saudável a crianças

O Brigadeiro do Coelhinho foi ensinado de forma lúdica e despertou curiosidade entre as mães e os filhos internados na unidade

Por HGE 08/10/2025 15h35
Oficina de Culinária na Pediatria do HGE ensina importância da alimentação saudável a crianças
As crianças se divertiram aprendendo a se alimentar de forma saudável - Foto: Beatriz Castro

Com o objetivo de estimular hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promoveu, nesta terça-feira (7), uma oficina de culinária voltada para crianças e seus familiares. A atividade fez parte das ações de promoção da saúde desenvolvidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e despertou curiosidade nos participantes e resultou em muita diversão.

A receita do dia foi o brigadeiro do coelhinho, que leva cenoura (média ralada), leite em pó integral (uma xícara de chá), água (uma xícara de chá), amido de milho (uma colher de sopa) e açúcar (uma colher de sopa). As crianças colocaram a mão na massa, ajudando na preparação e aprendendo, de forma lúdica, sobre a importância de escolher ingredientes naturais e evitar o consumo excessivo de ultraprocessados.

“Quando a criança participa da preparação da comida, ela se sente mais interessada e disposta a experimentar novos sabores. Além disso, o envolvimento da família é essencial para consolidar esses hábitos no dia a dia. No fim, além delas comerem melhor, elas crescem melhor, com mais saúde e esses momentos de cumplicidade ficarão marcados na memória para sempre”, defendeu a nutricionista do HGE, Rosemary Caldas.





As mães observaram todo o evento com atenção e satisfação. Wedja dos Santos, de 34 anos, salientou que o seu filho não gosta de comer verduras e, por isso, vê-lo com outras crianças se divertindo e experimentando um novo lanche saudável é muito bom. Além disso, ela lembra que estar no hospital não é bom, então quebrar a ociosidade com algo diferente é sempre bem-vindo.

“É tudo um aprendizado para que eles se adaptem mais a melhores hábitos e essa é uma receita que ele vai aprender e entender quais os nutrientes que fazem bem para a sua saúde. Eu gostaria que ele comesse mais alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, então eu gostei muito de tudo e agradeço a todas as pessoas envolvidas”, disse a acompanhante.

O evento também contou com pinturas de desenhos e oportunizou o esclarecimento de dúvidas para a prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes infantil. No final, todos, inclusive os servidores, degustaram a receita preparada pelas crianças, que é rica em proteínas e cálcio (bom para os ossos), fibras e betacaroteno (bom para visão e intestino). Todos os ingredientes juntos concedem força, vitalidade e saúde.

A receita

“Para fazer essa receita basta cortar a cenoura e ralar, depois colocar no liquidificador leite em pó, água, açúcar e amido de milho e vai bater. Quando a mistura adquirir consistência, você transfere para uma panela e dá para o seu pai, ou para a sua mãe, para não se queimar. Quando estiver no fogo, vai mexer até chegar ao ponto igual ao do brigadeiro. Deixa duas horas na geladeira. Daí, é só fazer bolinhos misturando no leite em pó e comer”, explicou Kayllan dos Santos, filho de Wedja.





O diretor médico Miqueias Damasceno explica que a alimentação saudável na infância é fundamental para o crescimento, o desenvolvimento e a prevenção de doenças ao longo da vida.

“É nessa fase que o organismo está se formando e que os hábitos alimentares começam a ser construídos. O que a criança come hoje influencia diretamente sua saúde no futuro. Por isso, a nossa Nutrição está de parabéns por essa iniciativa e nós esperamos que, gradativamente, as nossas crianças possam trocar o refrigerante por suco natural ou incluir mais frutas e verduras nas refeições”, estimou o médico.