Saúde
Palmeira dos Índios descarta suspeita de intoxicação por metanol em paciente de 22 anos
Jovem internado segue em tratamento com quadro estável, mas de crise asmática
Uma reunião realizada nesta terça-feira (7), na Prefeitura de Palmeira dos Índios, descartou a suspeita de intoxicação por metanol em um jovem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas. O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município no último domingo (5), com uma crise asmática grave.
O encontro contou com representantes das secretarias municipais, Vigilância Sanitária, SMTT, Guarda Civil Municipal, Assistência Social, Meio Ambiente, Infraestrutura e direção da UPA.
Segundo o diretor da UPA, Diogo Tenório, o jovem precisou ser intubado e foi transferido ainda na madrugada de segunda-feira (6) para o Hospital Santa Rita, onde permanece internado. A unidade hospitalar informou que o paciente apresentou acidose metabólica com lesão renal, mas vem evoluindo bem e está com o estado de saúde estável.
Apesar do descarte da hipótese de intoxicação, a Vigilância Sanitária Municipal informou que manterá ações preventivas. Vistorias em distribuidoras de bebidas e estabelecimentos comerciais foram iniciadas nesta terça-feira, e as inspeções devem continuar à noite em bares da cidade.
A secretária de Saúde, Zoé Duarte, reforçou que não há indícios de ingestão de álcool. "Não temos nenhuma comprovação de que seja intoxicação por metanol, até porque, segundo a família, o paciente nem chegou a ingerir bebida alcoólica".
Um exame de sangue foi coletado para verificar a presença de substâncias tóxicas. O material será analisado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), com resultado previsto para até 72 horas.
A prefeitura reiterou que as medidas têm caráter preventivo e de rotina, com foco na segurança da população e no cumprimento das normas sanitárias.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




