Saúde
Dentista alerta para os cuidados com a saúde bucal e a prevenção de doenças
Dia Mundial do Cirurgião-Dentista é celebrado nesta sexta (3); Bruna Lanverly dá dicas de higiene e de prevenção contra o câncer bucal

Neste Dia Mundial do Cirurgião-Dentista, 3 de outubro, a Diretoria Adjunta de Saúde e Qualidade de Vida (DASQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta para os cuidados com a saúde e o câncer bucal.
A cirurgiã-dentista Bruna Lanverly deu algumas dicas sobre higiene bucal e falou da importância desses cuidados para prevenir doenças.
De acordo com ela, uma boa higiene deve começar pela prescrição individualizada de produtos de higiene oral, que deve ser feita e reavaliada periodicamente.
"Quanto mais simples o protocolo de higienização recomendado, maior a probabilidade de ser executado. Existem diversos tipos de produtos: cremes dentais, escovas dentais e interdentais, fios, escovas/raspadores linguais, enxaguatórios, irrigadores orais, e todos devem ser prescritos de acordo com as necessidades de cada caso", disse.
A limpeza deve ser feita no mínimo 2x ao dia, no tempo de 2 minutos, e com a técnica que o paciente mais se adaptar, o mais importante é que ele consiga remover todo o biofilme presente nas superfícies dos dentes.
O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia (preferencialmente à noite), antes da escovação e da higiene da língua, deve ser feita sempre que for realizada a escovação.
Câncer Bucal
O câncer bucal, explica Bruna, apresenta pouco ou nenhum sintoma no início, o que reforça a necessidade da consulta odontológica com periodicidade a cada seis meses. Placas brancas, placas vermelhas, pequenas úlceras, se identificadas logo no início, possibilitam uma chance maior de cura.
O câncer de boca está diretamente associado ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. O fator mais associado ao câncer é o cigarro. Pessoas que fumam por muitos anos e ingerem bebida alcoólica, que tem um fator promotor com o tabaco, potencializam as chances de ter a doença.
Outro fator determinante é a exposição solar sem proteção, principalmente nos lábios, que também pode contribuir para o surgimento de lesões de câncer. Lesões que não cicatrizam em duas semanas devem ser examinadas por um dentista ou médico.
As maiores vítimas dessa doença são homens acima de 50 anos. O HPV (Papiloma Vírus Humano) é outro fator causal do câncer de boca, acometendo pacientes mais jovens.
Prevenção
A prevenção é primordial para evitar o desenvolvimento da doença: evitar o consumo de tabaco e álcool, realizar a vacinação para HPV, ter uma alimentação saudável, fazer sempre a manutenção das próteses e restaurações, manter uma boa higiene oral e evitar exposição contínua ao sol sem proteção.
A chance de cura do câncer de boca com o diagnóstico precoce é acima de 95%, mas quando os sintomas são identificados em estágio avançado, a chance de cura cai para 45% dos casos. A falta de conhecimento sobre a doença é o principal responsável pelas mortes.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
5Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã