Saúde
Projeto Saúde em Rede chega a Alagoas para fortalecer a saúde pública na 8ª Região
O projeto é uma parceria estratégica entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde , o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde
Foi na cidade de Palmeira dos Índios, que Alagoas recebeu nesta quarta-feira, 1º, o lançamento do Projeto Saúde em Rede, uma importante iniciativa que visa aprimorar a integração e a qualidade da atenção à saúde nos municípios. O evento marcou o início das atividades do projeto na 8ª Região de Saúde do Estado.
O Saúde em Rede é uma parceria estratégica entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.
Foco na integração e governança regional
O coordenador da Assessoria Técnica do Conasems, Daniel Faleiros, destacou o sucesso da iniciativa em outros estados, como Minas Gerais, Paraíba e Acre, e expressou a mesma expectativa positiva para Alagoas.
"O objetivo é promover a integração entre os municípios, sobretudo os de pequeno e médio porte - no caso em questão os da 8ª Região de Saúde - visando o bem comum da população, seguindo as necessidades de saúde e as resoluções de forma orgânica entre os municípios de cada região," afirmou Faleiros.
A representante do grupo de autoria do projeto no Hospital Oswaldo Cruz, Ana Clara Costa, reforçou a importância da colaboração mútua e da participação dos municípios. "O foco é fortalecer a governança regional a partir da qualificação da rede de atenção à saúde nos municípios," ressaltou Ana Clara.
Metodologia e resultados esperados
O Projeto Saúde em Rede terá uma duração de 14 meses. Ao longo desse período, a metodologia de trabalho envolverá a identificação das necessidades de saúde das populações locais, seguida pela elaboração de um plano de ação detalhado, que servirá como projeto de interferência.
Ana Clara Costa enfatizou que a construção desse plano será participativa: "O projeto será construído pelos trabalhadores da saúde, gestores e usuários do SUS," garantindo que as ações sejam direcionadas e atendam às reais demandas da região.
A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Zoé Duarte, demonstrou otimismo com a chegada do projeto, apostando em seu sucesso para o fortalecimento da saúde pública na 8ª Região de Saúde de Alagoas.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




