Saúde

Projeto Saúde em Rede chega a Alagoas para fortalecer a saúde pública na 8ª Região

O projeto é uma parceria estratégica entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde , o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde

Por Assessoria 02/10/2025 17h05
Projeto Saúde em Rede chega a Alagoas para fortalecer a saúde pública na 8ª Região
O Projeto Saúde em Rede terá uma duração de 14 meses - Foto: Assessoria

Foi na cidade de Palmeira dos Índios, que Alagoas recebeu nesta quarta-feira, 1º, o lançamento do Projeto Saúde em Rede, uma importante iniciativa que visa aprimorar a integração e a qualidade da atenção à saúde nos municípios. O evento marcou o início das atividades do projeto na 8ª Região de Saúde do Estado.

O Saúde em Rede é uma parceria estratégica entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.

Foco na integração e governança regional


O coordenador da Assessoria Técnica do Conasems, Daniel Faleiros, destacou o sucesso da iniciativa em outros estados, como Minas Gerais, Paraíba e Acre, e expressou a mesma expectativa positiva para Alagoas.

"O objetivo é promover a integração entre os municípios, sobretudo os de pequeno e médio porte - no caso em questão os da 8ª Região de Saúde - visando o bem comum da população, seguindo as necessidades de saúde e as resoluções de forma orgânica entre os municípios de cada região," afirmou Faleiros.

A representante do grupo de autoria do projeto no Hospital Oswaldo Cruz, Ana Clara Costa, reforçou a importância da colaboração mútua e da participação dos municípios. "O foco é fortalecer a governança regional a partir da qualificação da rede de atenção à saúde nos municípios," ressaltou Ana Clara.


Metodologia e resultados esperados


O Projeto Saúde em Rede terá uma duração de 14 meses. Ao longo desse período, a metodologia de trabalho envolverá a identificação das necessidades de saúde das populações locais, seguida pela elaboração de um plano de ação detalhado, que servirá como projeto de interferência.

Ana Clara Costa enfatizou que a construção desse plano será participativa: "O projeto será construído pelos trabalhadores da saúde, gestores e usuários do SUS," garantindo que as ações sejam direcionadas e atendam às reais demandas da região.

A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Zoé Duarte, demonstrou otimismo com a chegada do projeto, apostando em seu sucesso para o fortalecimento da saúde pública na 8ª Região de Saúde de Alagoas.