Saúde
Setembro Amarelo: palestra reforça importância do autoconhecimento
Setembro já se despede, mas as ações da campanha nacional de prevenção ao suicídio não terminam por aqui. Nesta segunda-feira (29), o auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em Maceió, foi palco de mais uma iniciativa voltada ao bem-estar do servidor, que acompanhou palestra sobre a importância de se saber identificar os sinais, ainda que discretos, de adoecimento mental.
O encontro contou com a participação da psicóloga clínica Samamtha Bezerra, além do biomédico, químico e policial civil Luís Armando Campos, especialista em Direitos Individuais e Coletivos. Na oportunidade, ambos destacaram o alcance de estratégias consideradas simples, mas que, na prática, fazem toda a diferença visando, sobretudo, à valorização da vida.
“Precisamos desmistificar esse assunto de uma vez por todas, porque dor emocional não é frescura. Por isso, é que o autoconhecimento é algo tão importante, a fim de que todos tenham a condição de mudar hábitos alimentares, por exemplo, além de, se for o caso, buscar ajuda especializada. Afinal, muita gente simplesmente ignora esse esgotamento, que se manifesta em problemas como dificuldade de concentração, insônia, isolamento social, entre outros males. É assim que as pessoas adoecem sem perceber”, afirma Samamtha.
.jpg)
Esse excesso de responsabilidades na vida cotidiana pode, portanto, impulsionar problemas de autoestima, como explica Armando.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




